Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins- SINTET inicia nesta quarta, 14 de Março, o primeiro dia de paralisação das atividades da educação no Tocantins. Esta ação faz parte da Greve Nacional convocada pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que está marcada para os dias 14, 15 e 16. O tema nacional é Piso, Carreira e a luta por10% do PIB para a Educação.

No Tocantins, a direção do SINTET decidiu, após ter ouvido todos os presidentes das diretorias regionais, que a paralisação será de três dias, mas que cada regional sindical discutisse, na base, suas realidades e especificidades, decidindo cada uma se a paralisação seria realizada nos três dias, dois ou apenas um, sendo todos com mobilização intensa. Com isso há regionais que paralisarão suas atividades nos três dias e outras apenas um dia.

Em Palmas, a Paralisação acontece nesta quarta, 14.Já as atividades terão início a partir das 13h00, na sede do SINTET, localizado na Quadra 110 Norte, Alameda, 25, atrás da Av. JK, quando a diretoria do Sintet Regional de Palmas apresenta as reivindicações dos educadores de Palmas e uma caminhada às 16h00 pela Av. JK até o Palácio Araguaia. Na quinta, 15, às 19h00,será realizada uma panfletagem na Feira Coberta da Quadra 1106 Sul.

“Vamos juntos e fortes lutar pelo Piso, Carreira(revisão do PCCS estadual e dos municípios e 1/3 hora atividade) e 10% para a Educação”, convoca José Roque, Presidente do Sintet.

O presidente do Sintet José Roque participa pela manhã da Paralisação em Gurupi, na Região Sul e a tarde estará à frente das atividades em Palmas.

Confira abaixo a programação de cada regional:

PALMAS:
- Dia 14 paralisação geral (todos parados),concentração no SINTET central as 13h, caminhada pela JK a partir das 16h.
- Dia 15 panfletagem nas feiras (sem paralisação);
ARAGUAINA:
- Dia 15 paralisação geral (todos parados), concentração as 7h no SINTET e caminhada até a Praça da Bandeira no centro da cidade.
AUGUSTINÓPOLIS:
- Paralisação geral nos três dias. Dia 14, será realizado na sede em Augustinópolis um “Encontrão” para debate dos temas (local a ser definido pela Regional).
GUARAI:
- Paralisação geral dia 16, com concentração em Guaraí na Feira coberta a partir das 8h
GURUPI:
Paralisação geral dia 16, com concentração na praça da Igreja Nossa Senhora da Abadia.
MIRACEMA:
- Paralisação dia 16, com caminhada a partir das 8h saindo da Praça Doracy de Morais.
PORTO NACIONAL:
- Paralisação geral nos três dias. Dia 14concentração a partir das 7h na Praça da Catedral.
COLINAS:
- Paralisação geral dia 16 com atividade em Colinas, concentração as 8h no Caribe Clube.
PARAÍSO:
- Paralisação geral dia 16, concentração na sede do SINTET a partir das 14h.
TOCANTINÓPOLIS:
- Paralisação geral dia 16, com ato público a partir das 8h.
SUDESTE
Paralisação geral dia 16, panfletagem nas cidades de Natividade, Taguatinga e Dianópolis. Outros municípios estarão paralisados e organizando suas manifestações. (Ascom Sintet)