Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) realiza nesta quarta-feira, 3, o balanço de um ano de sua gestão à frente da Prefeitura de Palmas após a renúncia de Carlos Amastha (PSB), que deixou o cargo para concorrer ao Governo do Estado e foi derrotado.

A Expectativa é de que, além do balanço, a prefeita também apresente um cronograma de pagamento de direitos dos servidores públicos, como as progressões em atraso, retroativos e passivos.

Em sua conta pessoal no Twitter a prefeita chamou o evento de “reunião de trabalho” e convidou todos os servidores do Poder Executivo Municipal para seu anúncio. Mas, apesar de falar em convite, um ofício assinado pela secretária de finanças do município, Vera Lúcia Isomura, usa a palavra “convocação” para se dirigir aos servidores e diz: “A prefeita municipal de Palmas, por meio de seus secretários, presidentes de fundação e autarquias, convoca todos os servidores (concursados e comissionados) a estarem presentes em reunião com a prefeita Cinthia Ribeiro”.

O ofício menciona ainda que os servidores que não tiverem veículo próprio terão ônibus disponíveis para o transporte até o local do evento.

Em outro documento - este assinado pela secretária executiva da educação, Berenice Aires - os servidores da rede municipal de educação também são convidados para participar da reunião. “Convido parte da equipe diretiva da unidade educacional (de modo que a unidade educacional não fique desassistida), assim como, os professores em planejamento e em livre docência, para participar desse momento”, diz o ofício. Na comunicação a secretária frisou ainda que as escolas não poderão, de forma alguma, dispensar os alunos.

O presidente da Regional Palmas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), Fernando Pereira, disse que o sindicato irá acompanhar para que as escolas não fiquem esvaziadas. “A informação é que as escolas não podem parar. Vamos acompanhar”, disse.

Segundo o sindicalista, os servidores da educação do município de Palmas estão ansiosos pelos anúncios da prefeita, já que, há anos, esperam que suas demandas sejam atendidas.

O Sintet espera que a prefeita atenda pelo menos três reivindicações principais: a realização de eleições para diretores de escolas; atualização da carreira dos profissionais em educação e o pagamento de retroativos desde o ano de 2014. “A última eleição para diretores foi em 2008. Já nossos direitos estão atrasados desde 2014 devido à falta de atualização de nossas carreiras”, esclareceu Pereira.

Serviços públicos

A Prefeitura de Palmas garantiu que, apesar do convite estendido a todos os servidores, nenhum serviço público ficará desassistido. Cada pasta irá se organizar para que escolas, postos de Saúde, UPAs, Cras e outros serviços funcionem normalmente, garante a gestão.

Ainda de acordo com a Prefeitura, não há nenhuma convocação assinada pela prefeita Cinthia Ribeiro e sim um convite. A convocação assinada pela secretária de Finanças foi um entendimento da própria pasta.

O anúncio da prefeita acontece às 15h no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, em Palmas.