Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As prioridades de atuação diante do cenário enfrentado pelo segmento gráfico no Tocantins foram discutidas em sessão extraordinária que deu posse ao presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins – SIG, eleito em fevereiro, Sérgio Tavares. A posse aconteceu na manhã desta quarta, 14, na sede da entidade em Palmas, e contou com a presença de empresários que compõem a nova diretoria e do gerente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, Jairo Mariano, que representou o presidente Roberto Magno Martins Pires.

Tavares pontuou como “necessidades básicas” o foco em questões como atualização tecnológica e capacitação dos gestores das empresas gráficas. Para desenvolver a gestão, o presidente citou ações como o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procompi, desenvolvido com o apoio da Fieto. Por meio do Procompi, serão capacitados profissionais de 40 gráficas do Tocantins em um período de 15 meses. “Vários itens serão abordados como tendências de mercado, levantamento da situação real dos empresários, o que a estrutura gráfica do Tocantins comporta em formações de dados que são essenciais pra gente trabalhar melhor no planejamento”, disse o presidente acerca do Programa.

A importância da profissionalização dos trabalhadores do segmento também foi lembrada pelo presidente que comemorou a previsão de implantação ainda este mês, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, do Laboratório de Design Gráfico que permitirá a qualificação deste público. “Não existe nenhuma escola profissionalizante no Tocantins, na indústria gráfica, como existe em outros segmentos e setores. Mas mesmo assim já temos um avanço, agora pra março, com a informação do Senai de que vamos inaugurar o nosso Laboratório de Design Gráfico. Isso não vai atender só a necessidade do Tocantins, mas uma necessidade social de abrir a portas e oportunidades para novos profissionais”.

Em seu pronunciamento, Jairo Mariano, reforçou o desejo do presidente Roberto Pires de estreitar ainda mais a relação da Fieto com os sindicatos para possibilitar o desenvolvimento de ações preventivas e proativas no trabalho de representação e defesa dos interesses da indústria. A evolução e visibilidade alcançadas pelo sindicato também foram destacadas por Mariano.

Sérgio Tavares é empresário, proprietário da Gráfica Provisão em Palmas. Está à frente do Sindicato desde 2009, quando o então presidente eleito e agora vice-presidente, Lourismar de Oliveira, pediu afastamento. (Ascom Fieto)