Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Universidade Federal do Tocantins realiza nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Artes (Cuica) da UFT, o Fórum Cidades Sustentáveis: Palmas em Foco. O evento terá como palestrantes, o professor-doutor, Ricardo Ojima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que falará sobre “Os Custos da Urbanização Dispersa: por uma cidade sustentável” e o também professor-doutor, Toshio Mukai, da Universidade de São Paulo (USP), que abordará o tema “Plano Diretor: aspectos jurídicos para alteração”.

Na oportunidade, o professor Ricardo Ojima abordará situações que visam contribuir para a compreensão da dispersão urbana e seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente. Ojima, que é pesquisador do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Universidade de Campinas (Unicamp), mostrará o resultado de sua tese de doutorado na qual construiu um indicador de dispersão urbana inédito no Brasil.

Por sua vez, o professor Toshio Mukai discorrerá sobre a compreensão do processo legislativo, iniciativas de Projeto de Lei Complementar (PLC), que tratam da alteração de Plano Diretor. Mukai é jurista respeitado na área e autor de várias obras sobre o tema. As abordagens terão como suporte a Constituição Federal, o Estatuto da Cidade e legislação pertinente.

O evento tem como objetivo contribuir com o debate atual sobre a expansão urbana de Palmas, assunto de interesse de toda a sociedade da capital. A intenção de acordo, como professor da UFT e coordenador do Fórum, João Bazolli, é possibilitar também um amplo conhecimento técnico sobre o assunto e, por conseguinte, a produção de um documento com o posicionamento acadêmico sobre a complexidade do tema.

O Fórum conta com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Rádio CBN Tocantins, Instituto Arquitetos do Brasil (Departamento Tocantins), Justocantins e do Núcleo de Estudos Contemporâneos (Necon/UFT). O Fórum ofertará certificados aos participantes. Mais informações pelos sites www.uft.edu.br/palmasemfoco ou www.justocantins.com.br. (Ascom UFT)