Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia


O consumidor palmense tem comprado mais. É o que revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada no mês de fevereiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve aumento do número de famílias endividadas, passando de 63,1% para 72,2%.

O resultado é positivo para o comércio local, já que estes números indicam uma tendência do consumidor a comprar mais e mostra também que ele terá condições de quitar as dívidas adquiridas. Houve queda no número de endividados com contas em atraso em comparação com o mesmo período no ano passado. Apenas 9,2% afirmaram ter dívidas vencidas, uma redução de mais de 12%. Dentre as famílias entrevistadas 12,7% disseram possuir contas em atraso, dado inferior ao índice nacional divulgado pelo Serasa, no qual mais de 18% aparecem inadimplentes.

Foram entrevistadas 500 famílias de Palmas, as quais responderam questões como nível de endividamento, condições de quitar os débitos, atrasos e falta de condições para saldar as contas. Apesar do aumento do número de famílias endividadas, apenas 1% desse total considera ter muitas dívidas. Outras 54,3% afirmaram ter condições de quitar totalmente as dívidas adquiridas em até 30 dias.

Entre famílias com renda até dez salários mínimos 56,4% analisam estarem pouco endividadas ao serem questionadas sobre a renda comprometida para quitar dívidas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

O cartão de crédito continua sendo o principal gargalo entre os com contas em atraso, conquistando o primeiro lugar nas dívidas para 74% das famílias, seguido pelo cheque especial, que ficou em segundo lugar com 14,7% e o cheque pré-datado, ocupando o terceiro lugar com 5,8%.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins, Hugo de Carvalho, a evolução favorável do mercado de trabalho é um dos fatores que tem contribuído para a redução do número de famílias com dívidas em atraso. “Quando falamos em famílias endividadas, não significa que elas estejam inadimplentes. Pelo contrário, mostra que elas continuam consumindo, mesmo que de forma parcelada. Como ficou constatado na pesquisa sobre o Índice de Consumo das Famílias – ICF, também realizada também por nossa instituição, os consumidores palmenses estão confiantes com relação aos seus empregos e à melhoria da economia, por isso compram e movimentam o comércio, o que é fundamental para equilibrar e manter o desenvolvimento do nosso Estado”, destaca Hugo. (Assessoria de Imprensa)