A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através da Unidade de Saúde da Família Taquaruçu, faz caminhada contra a dengue com profissionais de saúde, estudantes e professores da Escola Estadual Duque de Caxias, nesta sexta-feira, 16. A concentração acontecerá na sede da USF Taquaruçu, localizada na Rua 17 B, Quadra 26, lote 01, às 09 horas.
Além da caminhada, haverá ainda palestra sobre como prevenir e identificar a doença. O Laboratório de Entomologia estará instalado na Praça Central do distrito, ensinando a comunidade a reconhecer o mosquito transmissor da dengue em todas as suas fases de vida e a aprender curiosidades sobre o Aedes aegypti.
Sinais da dengue
Dados recentes da Semus apontam que já foram notificados 23 casos de dengue em Taquaruçu. "Muitos dos moradores daqui permanecem boa parte do dia fora, no trabalho ou num ambiente de estudo, o que torna toda a comunidade suscetível à dengue. Por isso, é muito importante que toda a comunidade aprenda dicas fáceis e sem custos de como prevenir criadouros em casa, como também a reconhecer os sinais de alarme da doença", enfatiza o enfermeiro Sidney Ribeiro.
Em toda Capital, em 2012, somam-se 3.623 notificações, sendo que destas, 758 casos são casos confirmados de dengue.
Sintomas e orientação
Dor atrás dos olhos, dor nas articulações, vermelhidão na pele, dor muscular, perda de apetite e prostração são os principais sintomas da dengue. "A associação de dois ou mais sintomas desses sintomas acompanhados de febre exige atenção, por isso recomendamos procurar a Unidade de Saúde mais próxima imediatamente ao início dos sintomas, para que seja iniciado o monitoramento do caso e evitado o agravamento do quadro clínico do paciente", explica Renata Chaves, enfermeira da Área Técnica da Dengue de Palmas.(Ascom Semus)