Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado



Todas as comarcas de Primeira Entrância do Estado do Tocantins – Almas, Araguacema, Aurora do Tocantins, Axixá do Tocantins, Figueirópolis, Goiatins, Itacajá, Novo Acordo, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Wanderlândia já contam com o sistema de virtualização de processos, e-Proc/TJTO.

Para que o e-Proc/TJTO pudesse operar e agilizar, ainda mais, a tramitação processual, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins promoveu a troca dos equipamentos de informática por outros, dotados com recursos tecnológicos de última geração, o que permite a operacionalização do sistema de forma mais segura e rápida.

Para que todos possam ter acesso à Justiça, o Poder Judiciário está disponibilizando, em todos os Fóruns onde o sistema é instalado, equipamento exclusivo para advogados, cidadãos e, se necessário, para representantes do Ministério Público com acesso à Internet e ao e-Proc.

Treinamentos estão sendo oferecidos a todos que operam o sistema – juízes, técnicos, promotores de Justiça, delegados de polícia e quadro auxiliar da Segurança Pública. Cerca de mil usuários já receberam a capacitação.

Conforme cronograma de implantação, as comarcas de Segunda Entrância são as próximas a receberem o sistema. Os novos equipamentos já estão sendo instalados pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação.

O sistema de virtualização de processos administrativos (SEI) também está sendo implantado nas comarcas de todo Tocantins. Desta forma, as ações administrativas de todo Poder Judiciário tocantinense ganham mais agilidade, segurança e transparência, o que possibilita fiscalização imediata do Tribunal de Contas do Estado e, principalmente, economia dos recursos públicos, uma vez que tudo é virtual, sem necessidade de papel, suprimentos de informática e outros gastos.