Além do candidato do governo estadual que possivelmente será o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e do nome que será lançado com apoio do atual prefeito de Palmas, Raul Filho, o pleito de outubro da capital pode ter mais quatro candidatos. Um deles é o nome que deve ser lançado pelos partidos que defendem a necessidade de uma terceira via como o PP, PSB e PCdoB.
Se os dirigentes partidários e pré-candidatos seguirem adiante no propósito de consolidar uma candidatura tudo indica que o pleito poderá ser polarizado. Mesmo faltando ainda alguns meses para as convenções quando as candidaturas serão de fato homologadas e confirmadas o cenário e a busca por renovação política pode favorecer a participação de mais partidos na disputa deste ano na capital.
O deputado estadual Sargento Aragão (PPS) tem adotado um discurso firme com relação á sua pretensão para a prefeitura de Palmas e demonstrou vontade e disposição de realmente seguir com uma candidatura mesmo sem apoio de outras legendas. Por outro lado há uma grande possibilidade de Aragão se juntar ao grupo do PP, PSB e PcdoB.
Partidos
Partidos pequenos ou emergentes como PSDC, PPL e PTdoB pretendem manter candidaturas mesmo sem chances reais de vitória. A intenção das legendas é participar da discussão e dos debates no processo eleitoral polarizando ainda mais a disputa.
O presidente estadual do Partido Social Democrata Cristão – PSDC, professor Adail Carvalho é o pré-candidato da legenda. Carvalho já participou como candidato a governador na eleição indireta de 2009 que elegeu Carlos Henrique Gaguim (PMDB) no governo.
O PPL tem como pré-candidato o advogado João Costa que confirmou ao Conexão Tocantins que pretende seguir com a candidatura mesmo sem apoio de outros partidos.
“Mantenho a minha candidatura e acredito que meu projeto é um projeto de Deus. Vamos dar a oportunidade aos palmenses algo diferente. O que temos é todos de uma mesma escola. Não podemos deixar mais o retrocesso na política no Tocantins.É preciso ter uma pessoa com vontade e determinação. Se as pessoas vão votar ou não tudo isso é uma questão de tempo”, frisou.
Outro nome já conhecido nas disputas municipais é Getúlio Vargas, o Getúlio do Cinema, (PTdoB) que confirmou também que novamente pretende lançar seu nome e ter candidatura. O pré-candidato tem como marca a postura crítica contra todos os adversários inclusive nos debates eleitorais durante a campanha.
Em 2008 a disputa foi polarizada entre Raul, Lelis e a ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz mas teve participação também dos candidatos Tasso Antônio (PMN) e de Getúlio.