Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Na busca de projetos e na capacitação do desenvolvimento sustentável de Palmas o prefeito Raul Filho participa nesta terça-feira, 27, do I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável. O evento, realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), será aberto oficialmente pela presidenta Dilma Rousseff, às 19h30, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

Iniciando nesta terça-feira, 27 e seguindo até o dia 29, o encontro tem como objetivo contribuir para que os governantes locais adotem uma agenda propositiva para o desenvolvimento sustentável das cidades. O foco é o desenvolvimento local sustentável, a erradicação da miséria e a criação de um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios. O evento também aprovará um posicionamento das autoridades locais brasileiras para a Rio +20, que será realizada em Junho de 2012.

O prefeito Raul Filho destacou que é necessário que os gestores pensem no crescimento das cidades a médio e longo prazo. Segundo Raul Filho a administração de um prefeito passa, mas o município e seus munícipes continuam. “Um gestor tem que buscar a continuidade do crescimento de seu município, indiferente de que for continuar administrando. Temos que alcançar essa sustentabilidade para que Palmas possa ser uma cidade em franco crescimento hoje e no futuro”, disse.

Sala do Empreendedor

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego, José Arcanjo Pereira, anunciou que dentro deste projeto de desenvolvimento sustentável a Prefeitura de Palmas irá inaugurar na primeira quinzena de abril a Sala do Empreendedor. O local será voltado para o trabalho de acompanhamento na abertura e regulamentação de empresas, bem como na desburocratização da emissão dos documentos (licenças e alvarás) necessários.

José Arcanjo Pereira também ressaltou que a Sala do Empreendedor facilitará o acesso do empresariado local como fornecedor para a iniciativa privada e para iniciativa pública. “Estamos tentando organizar o setor produtivo, formalizar as empresas, capacitar os empresários. Organizando o sistema conseguimos que o capital fique no município, gerando divisas em Palmas. Há uma ideia de contatar as empresas de fora para prestar o serviço, mas na verdade temos que capacitar o empresariado local”, disse.

Na função de Agente de Desenvolvimento de Palmas, José Arcanjo Pereira, também participa nesta terça-feira, 27, do I Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento. O evento antecede o I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável.(Ascop)