Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Os deputados Luana Ribeiro (PR), Solange Duailibe (PT), Eli Borges (PMDB) e Wanderley Barbosa (PSB), fizeram uma visita, na manhã desta quarta-feira, 28, às dependências do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP).

Ouvindo profissionais e pacientes, os deputados tiveram a oportunidade de conhecer as demandas dos pacientes que precisam da saúde pública do Tocantins. Pacientes em macas no corredor após cirurgia, a sala azul repleta de pessoas esperando procedimentos cirúrgicos e uma vaga na UTI, técnicos de enfermagem atendendo mais do que o permitido (cerca de 1 profissional para cada 13 pacientes) foram alguns dos problemas detectados pelo deputados, segundo a assessoria de imprensa da parlamentar Luana Ribeiro.

“Na Assembleia, já ouvimos deputados culpando os profissionais pelos problemas na saúde, e o que vejo hoje aqui é que eles estão trabalhando e muito”, observou Luana, acrescentando que o momento não é de encontrar culpados, mas de solucionar os problemas para que a comunidade tocantinense possa ter direito a uma saúde pública de qualidade. “Estamos aqui porque queremos salvar vidas”, disse a deputada.

O secretário Estadual da Saúde, Nicolau Esteves, que compareceu ao HGPP para conversar com os deputados e afirmou que a secretaria já assumiu a gestão do hospital e que estão sendo implementadas medidas para que os problemas no local sejam solucionados.

O secretário afirmou ainda que está ouvindo todas as pessoas, órgãos que têm interesse em colaborar, além disso, está prevista a contratação de mais técnicos de enfermagem e a perspectiva é reforçar os hospitais dos municípios circunvizinhos para que as demandas do HGPP possam diminuir. (Da redação com informações assessoria de imprensa Luana Ribeiro)