Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Empresas industriais de todo o Estado poderão se inscrever gratuitamente, a partir do dia 2 de abril, no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho – PSQT 2012. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://www.sesi.org.br/psqt2012, a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição da Empresa (até o dia 20 de julho) e do Formulário de Descrição de Boas Práticas Empresariais (até o dia 31 de julho). Podem se candidatar ao PSQT, empresas industriais de qualquer porte e ramo de atividade, contribuintes do Sistema Indústria, e empresas industriais optantes pelo Simples.

“Reconhecer e premiar as práticas de responsabilidade social adotadas pelas empresas, estimula a adoção de novas práticas no ambiente empresarial. E é esse o objetivo maior do Sesi com o PSQT, divulgar o que está dando certo nas empresas para propagar ações que promovam a qualidade de vida do trabalhador, missão da instituição”, observa a consultora de Responsabilidade Social do Sesi, Adriana Marques.

Com o PSQT, o Sistema Indústria, por meio do Serviço Social da Indústria – Sesi, presta um reconhecimento público às empresas que adotam práticas diferenciadas de gestão em responsabilidade social empresarial e que, assim, demonstram sua reputação como socialmente responsáveis e os benefícios sociais, ambientais e econômicos que podem ser agregados ao seu negócio.

As empresas vencedoras da etapa estadual recebem o troféu PSQT (1º lugar), placa de menção honrosa (2º lugar) e Certificado de Participação (para as empresas participantes). Classificando-se para a etapa nacional, as empresas concorrem ao Troféu PSQT 2012, à Medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por decreto do Presidente da República (Decreto nº 6.247/2007, art. 2º, inciso III), além de divulgação do case das empresas em eventos, mídia nacional e publicações e veículos de comunicação do Sistema Indústria.

O PSQT é dividido nas seguintes modalidades:

- Micro e pequena empresa: até 99 colaboradores;

- Média empresa: de 100 a 499 colaboradores;

- Grande empresa: 500 ou mais colaboradores.

São avaliadas as melhores práticas empresariais relacionadas às áreas de avaliação do Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável, inovação e desenvolvimento socioambiental.

Cronograma

Etapa estadual – de 1º a 31 de agosto de 2012

– Visitas técnicas – de 10 de setembro a 12 de outubro de 2012

– Etapa nacional – de 15 a 31 de outubro de 2012

Premiações:

– Estadual – até 30 de outubro de 2012

– Nacional – no mês de novembro de 2012 (em data e local a serem definidos)

(Ascom Sesi)