Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Realizada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato) e parceiros, a Campanha de Combate à Automedicação busca alertar a sociedade sobre os riscos do consumo indiscriminado de medicamentos e valorizar os profissionais qualificados para indicar o tratamento correto de doenças. O evento acontece de 1º a 7 de Abril e reúne uma programação diversificada como caminhada, palestras, blitz educativa e arrecadação de medicamentos.

A data da Campanha foi escolhida para lembrar na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, que a cultura da automedicação é um problema de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde apontam que medicamentos ocupam o primeiro lugar entre as causas de intoxicação no Brasil. A Organização Mundial da Saúde prevê que 10% das internações são provocadas por reações adversas a medicamentos.

O SESC, por meio do Grupo Vida Ativa, composto por pessoas com a faixa etária acima de 55 anos de idade, participa das programações e busca disseminar a importância de se ter acompanhamento profissional para o tratamento de saúde com remédios.

Programação

A abertura da Campanha foi no Domingo, 1º, com a Caminhada Pela Saúde, no Parque Cesamar, às 17h. A ação teve o apoio da equipe multiprofissional do Sesi realizando aferimento de pressão arterial, aquecimento, atividades de integração e orientação das atividades físicas.

A Campanha segue na segunda-feira, 02, com realização de palestras educativas, às 8h, no Centro de Ensino Médio Tiradentes, na 806 Sul, Centro de Ensino Médio Criança Esperança, na 305 Norte e às 16h, no Colégio Militar de Palmas, na 403 Norte. A ação será realizada pelos universitários do curso de Farmácia do Ceulp Ulbra.

Na terça-feira, 03, uma Blitz Educativa, na Avenida JK, a partir das 8 horas, orientará sobre os riscos da automedicação e incentivará a comunidade a entregar os medicamentos que possuem em casa e não foram receitados por um profissional de saúde, em um dos dez pontos de coleta instalados em áreas estratégicas da cidade.

A última ação da Campanha será uma palestra educativa, na quarta-feira, 04, às 14h30 voltada para cerca de 150 idosos, na Universidade da Maturidade (Uma). A arrecadação de medicamentos nos pontos de coleta seguirá até o dia 8 de abril e a partir de segunda-feira, 09, serão recolhidos pela Vigilância Sanitária de Palmas (Visa).

Parceiros

A Campanha conta com a parceira do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simede-TO); Sindicatos dos Profissionais da Saúde do Tocantins (Sintras); Ceulp/Ulbra, por meio dos cursos de Farmácia e Comunicação Social; Sebrae, por meio do projeto Vida Saudável realizado junto aos colaboradores; SESC, por meio do Projeto Vida Ativa; Sesi, por meio do projeto 10 Passos por uma Vida Saudável e Universidade da Maturidade (UMA). (Ascom Sesc)