Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Até a próxima sexta-feira, 6, o AFS Intercultura Brasil, organização especializada em intercâmbio cultural, oferece inscrições para bolsas de intercâmbio escolar em todo o Brasil. No estado de Tocantins será selecionado um aluno para intercâmbio na Tailândia. As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.afsbolsas.org.br/2012/index.php

Só podem se candidatar estudantes do ensino médio de escolas públicas, com idade entre 14 e 17 anos, com excelente desempenho escolar e renda familiar comprovada de até seis salários-mínimos. Ao todo, serão contemplados 10 alunos de escolas públicas do Brasil que tenham interesse em participar do processo de seleção.

A bolsa de estudo corresponde a um ano letivo do ensino médio e o embarque acontecerá a partir do segundo semestre de 2012 dependendo do destino. Na bolsa oferecida pelo AFS Intercultura Brasil estão inclusos: suporte 24 horas durante o intercâmbio; orientação antes, durante e após a experiência; passagem internacional de ida e volta; hospedagem e alimentação em casa de família voluntária; seguro saúde com cobertura de até 1 milhão de dólares; transporte casa-escola-casa; material escolar, matrícula e mensalidade escolar.

“Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes de pouco poder aquisitivo uma experiência cultural única em suas vidas. Eles vão aprender a ver o mundo sob ângulos diferentes e descobrir que o certo e o errado são relativos. Com esta vivência, estes alunos farão parte de um grupo de pessoas que, assim como o AFS, estão dispostas a construir um mundo melhor com paz e igualdade”, acrescenta Adolpho Fernandes, Superintendente do AFS Intercultura Brasil.

O AFS opera devido à sua grande base de voluntários, muitos deles ex-intercambistas, que são os responsáveis pela maior parte das atividades da instituição. Estes voluntários trabalham em estruturas locais chamados comitês. São mais de 1.000 voluntários em todo o Brasil organizados em quase 90 comitês. Cada comitê pode definir o processo de seleção. Normalmente, o candidato é submetido a uma prova de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas pessoais (esta última é obrigatória). Vale ressaltar que cada comitê já tem um país pré-determinado, ou seja, o aluno não poderá escolher o país de destino. Ele concorrerá ao país o qual seu comitê está oferecendo a bolsa.

Famílias hospedeiras no estado de Tocantins

O AFS Intercultura Brasil também está selecionando famílias no estado do Tocantins interessadas em hospedar voluntariamente alunos estrangeiros, com idade entre 14 e 17 anos, que participam de programas de intercâmbio internacional da Instituição. Todos os intercambistas são cuidadosamente selecionados pelo próprio AFS do país de origem. O AFS Intercultura Brasil fornece toda orientação e suporte necessários durante o período de intercâmbio.

SOBRE O AFS

Presente no Brasil desde 1956, o AFS Intercultura Brasil é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que conta com mais de 1.000 voluntários ativos em todo o país. O AFS Intercultura Brasil integra uma organização internacional atuante em mais de 60 países, de todos os continentes, que defende a multiculturalidade como a base para a formação de líderes com visão universal. Até hoje, mais de 300 mil pessoas já participaram dos programas de intercâmbio do AFS.

A história do AFS teve início na 1ª Guerra Mundial quando 74 voluntários norte-americanos atuaram como motoristas de ambulâncias na retirada de soldados feridos das frentes de batalha. Depois de trabalharem novamente como voluntários na 2ª Guerra Mundial, seus membros decidiram criar uma entidade para promover o entendimento cultural entre as nações. Assim, em 1947, surgia o American Field Service a maior organização de intercâmbio cultural do mundo. (Ascom AFS)