Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Marcada por apresentações culturais dos alunos de 3 ° ao 5° da Escola de Tempo Integral Cora Coralina, foi realizado mais um momento cívico na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Palmas. Com a presença do prefeito Raul Filho (PT) e dos vereadores Lúcio Campelo (PR), Milton Néris (PR), Bismarque do Movimento (PT), Divina Márcia (PTN) e o presidente da Casa, Ivory de Lira, os estudantes conheceram as dependências do Legislativo, visitaram o gabinete do presidente e participaram de uma solenidade especial no plenário.

Para a professora de Teatro, Fernanda Veloso, a visita reflete na civilidade dos alunos. “Eles se sentem mais valorizados e atuantes na construção da nossa sociedade. Mesmo com a difícil realidade de cada um, eles não se deixam desanimar e isso nos motiva a dar sempre o melhor de nós”, comentou. A diretora da escola, Marilda Belizário, também destacou o envolvimento das crianças para os bons resultados alcançados na educação palmense. “Juntos, conseguimos fazer a diferença nessa transformação educacional. Entre as Capitais, conquistamos ao segundo lugar no Ideb 2011 nas séries iniciais e ao primeiro nas finais”, comemora.

O presidente Ivory de Lira ressaltou o empenho dos vereadores para deliberar as matérias que tratam de educação. “Há uma sensibilidade de todos nós para agilizarmos a apreciação em caráter de urgência dos projetos relacionados ao setor educacional”. O prefeito Raul Filho ratificou o pronunciamento de Ivory e atribuiu a parceria entre Executivo e Parlamento para o avanço desta área. “Somos referência nacional em educação e a posição da Câmara foi decisiva para este feito”, agradeceu, acrescentando a importância das crianças retomarem o sentimento patriótico “para que se tornem cidadãos de bem”.

Representantes

Os alunos Samuel, Souza, Geovana Morais e Bruno Henrique representaram o prefeito-mirim, a vice-prefeita e o presidente da Câmara Municipal, respectivamente. Bruno solicitou que seja criada uma lei que garanta a continuidade das escolas de Tempo Integral nas próximas gestões. O secretário da Educação de Palmas garantiu que já está sendo concluída a elaboração da referida lei para ser encaminhada ao prefeito e o vereador Lúcio Campelo fez questão de mencionar que “o Parlamento vai deixar perder o rumo que Raul deu à educação”, tranquilizou.

Cultura

Durante as apresentações culturais, a aluna Gabriela Rodrigues declamou a poesia “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, o coral Vozes e Tom interpretou a canção “Folia de Reis”, de autoria de Chico Anysio e Arnoud Rodrigues, e o Grupo de Flauta Harmônia do Som as músicas “Chora me Liga” de João Bosco e Vinícius e “Como vai Você” de Antônio Marcos.( Câmara de Palmas)