Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu a taxa de mortalidade infantil em 57%, de 2009 até 2011. De 16 mortes de recém nascidos no ano de 2009, o número caiu para 07 mortes em 2011. A secretária municipal de Saúde, Aldilene Fagundes, destacou o trabalho que vem sendo feito com as mães e as crianças menores de um ano, ao longo dos três últimos anos.

De acordo com Aldilene, em 2009 foi implantado no município o Programa de Redução de Mortalidade Infantil. O programa realiza várias ações, entre elas o pré-natal das grávidas atendidas nas unidades básicas de saúde da família, um acompanhamento durante a gravidez, no parto e também um acompanhamento das crianças menores de um ano. “É feito todo este acompanhamento para garantir a segurança da saúde tanto da mãe como da criança, o que vem dando um resultado positivo na redução das mortes de nossas crianças”, frisou a secretária.

Segundo dados da secretaria, em 2009, a taxa de mortalidade ficou em 24,5 crianças mortas para cada mil nascidas vivas. Em 2010, o número reduziu para 16,8. E no ano seguinte, 2011, caiu ainda mais, ficando em 11,13 crianças mortas para cada mil nascidas vivas. (Ascom Prefeitura de Colinas)