Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Será inaugurada nesta próxima quarta-feira, dia 11 de abril, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, da Fundação Cultural de Palmas, a exposição “Rio Tocantins Ilustrado” composta por pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto; fotografias de Jocenilton Santos; desenhos de Fernando Queiroz e dezenas de poemas de autores tocantinenses, inspirados no Rio Tocantins.

A exposição lançará o livro de arte homônimo “Rio Tocantins Ilustrado” bilíngüe em português / inglês com 144 páginas ilustradas com as pinturas, fotografias, desenhos e poemas que, em conjunto, oferecem uma lírica viagem pelo rio. A obra revela a beleza, diversidade das paisagens e o cotidiano ribeirinho.

O livro tem a Introdução redigida pela historiadora e presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia Flores. Essa Introdução está ilustrada com iconografia de época, inclusive algumas aquarelas do mestre austríaco Thomas Ender (1798/1875) que esteve no Brasil no início do séc. XIX, acompanhando Spix e Martius, na comitiva da princesa Leopoldina.

A seleção de poemas é assinada por Ione Carvalho de Araújo, com obras de autores como Pedro Tierra, Odir Rocha, Osmar Casagrande entre outros da ATL e APL, além de poetas regionais.

O livro tem a apresentação redigida pelo deputado Eduardo Gomes e o Prefácio de Eduardo Siqueira Campos.

O projeto de autoria do artista plástico Otoniel Fernandes Neto, tem a Curadoria de Márcia de Alencar, e foi patrocinado através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura; com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Governo do Estado do Tocantins, Eletronorte, entre outros.

A exposição será exibida inicialmente em Palmas, mas poderá ser apresentada posteriormente em algumas cidades do Vale do Tocantins. O livro também será lançado em Porto Nacional no dia 13 de abril, no Centro Cultural Durval Godinho.

As pinturas, desenhos e fotografias que compõem a obra foram produzidas em expedições realizadas em 2011, capitaneadas pelo pintor Otoniel. Na bagagem da pequena missão artística destacavam-se telas, tintas, paletas, cavaletes, tripés, materiais de desenho e câmeras fotográficas. Os artistas embarcaram no Lago Serra da Mesa em Goiás, e seguiram o curso do rio em pequenas embarcações. Em alguns trechos margearam o Tocantins em veículo tracionado 4X4. Percorreram o rio em toda sua extensão até as proximidades de Belém do Pará. Visitaram vilas, aldeias, povoados, atracadouros, represas, ilhas e cidades. O resultado dessas “andanças tocantinas” podem ser conferidas no livro e na exposição. (Assessoria de Imprensa)