Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com intuito de orientar os comerciantes das cinco feiras da capital, localizadas nas regiões norte, sul e central, o Sebrae Tocantins em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, promove o curso “Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos” e as oficinas “SEI – Planejar” , “ SEI – Vender” e “ SEI – Controlar meu dinheiro”.

A meta é abranger todos os comerciantes, a capacitação terá três turmas e será gratuita. O curso possui carga horária de 12 horas e mais 12 horas para as oficinas. Segundo a inspetora sanitária, Silvana Teixeira, todos os feirantes estão sendo convocados pela Secretaria Municipal da Saúde, para participarem dos cursos, pois o certificado de conclusão da capacitação é pré-requisito para aquisição do alvará sanitário.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/TO, Adelice Novak, o foco do Sebrae é aplicar as oficinas que são direcionadas aos empreendedores individuais, além de orientar os feirantes nas áreas de planejamento, controle de seu dinheiro e vendas.

“É de extrema importância que todos os feirantes participem dessa capacitação, pois dessa forma irão conhecer novos meios de gerir o seu negócio, com um bom planejamento, gestão empresarial e administração do dinheiro e das vendas”, ressalta a gerente do Núcleo Regional Centro (NRC), Márcia Rodrigues.

Até o momento foram capacitadas 30 pessoas e a expectativa é atender todos os feirantes até o final deste ano.

Entenda

A capacitação teve início no dia 02/04, com o curso “Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos”, ministrado pelos Núcleos da Divisão de Alimentos e de Educação em Vigilância Sanitária. O objetivo desse curso é fazer o repasse da normativa RDC 2004 da Anvisa. No último dia, 09/04, aconteceu as oficinas “SEI – Planejar” e “SEI – Vender”. As atividades da 1º turma serão finalizadas no próximo dia 16/04 com a oficina “SEI – Controlar o meu Dinheiro” e uma palestra sobre Empreendedor Individual.

Cronograma das próximas atividades

2ª turma:

07/05 – Curso: Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos (Vigilância Sanitária)

14 e 21/05 – Oficinas: SEI – Planejar, SEI – Vender e SEI – Controlar meu dinheiro (Sebrae)

21/05 – Palestra: Empreendedor Individual

3ª turma:

04/06 - Curso: Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos (Vigilância Sanitária)

11 e 18/06 - Oficinas: SEI – Planejar, SEI – Vender e SEI – Controlar meu dinheiro (Sebrae)

18/06 – Palestra: Empreendedor Individual

(Ascom Sebrae)