Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

“A formação médica com um olhar voltado para as demandas da região amazônica”. Este será o tema do IV Congresso Regional Norte de Educação Médica (CRENEM). O evento acontecerá de 19 a 21 de abril, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte, no Câmpus de Palmas. Durante o congresso serão realizados também o II Encontro da Rede Norte de Telessaúde (Renorte) e o I Encontro Nacional de Professores de Semiologia (ENAPS).

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do IV CRENEM, o professor do Curso de Medicina da UFT, Paulo Geovanny, o encontro abordará questões como as novas práticas educativas e novas tecnologias de informação e comunicação, o ensino médico no Tocantins, assistência médica aos indígenas, SUS, psicologia médica e humanização, além de programas indutores para a fixação de médicos em áreas remotas e prioritárias, dentre outras questões importantes sobre a área da saúde.

Esta é a primeira vez que o encontro é realizado no Tocantins. As conferências irão reunir nomes importantes da educação médica no país, como a professora e pesquisadora da educação médica da Universidade de São Paulo (USP), Maria do Patrocínio Maria do Patrocínio Nunes, Carlos Eduardo Aguillera Campos, do Programa de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, além do coordenador do Projeto Xingu, Douglas Rodrigues, um dos maiores estudiosos da saúde indígena no Brasil.

Também fará conferência, Jadete Barbosa Lampert, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), dentre outros. O evento será aberto aos profissionais da educação em saúde e alunos. O encontro na UFT tem o apoio da Abem, a Telessaúde Redes Brasil, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e da Pró-Saúde. Informações sobre as inscrições e toda a programação, no endereço http://www.uft.edu.br/crenem2012.