Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Um trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), e a empresa Cola-Cola entregou na tarde desta última quarta-feira, 18, 42 Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e uma tenda 12x12 para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa). A entrega do material foi realizada às 16h, na sede da Diretoria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 402 Sul, área verde do antigo AMA.

O evento contou com a presença da diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda; a gerente de Educação Ambiental, Silvia Cecília; o chefe de gabinete da Semasp, Mario Nania; o gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Refrescos Bandeirantes (Coca-Cola), Douglas Lacerda; o gerente Comercial Regional da Refrescos Bandeirantes, Marcelo Tavares; a presidente da Ascampa, Terezinha de Jesus Lima de Souza, e demais associados e autoridades. A entrega dos EPI’s é uma das ações do termo de compromisso celebrado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a empresa Coca-Cola, para compensações ambientais e no projeto de apoio às instituições que desenvolvem trabalhos de reciclagem.

A diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda, agradeceu a parceria feita com a empresa Coca-Cola e o empenho dos catadores de material reciclado nesta causa. “Esse é mais um passo no trabalho que a gente tem desempenhando desde 2005. Nós buscamos oferecer toda a ajuda que podemos a essa associação que presta um grande trabalho”, disse. O chefe de gabinete da Semasp, Mario Nania, ressaltou que o trabalho destes catadores contribui na limpeza da cidade. “Palmas não tem lixão, temos aterro sanitário e graças ao trabalho desses profissionais somos referência no tratamento de resíduos”.

O gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Refrescos Bandeirantes, Douglas Lacerda, defendeu que a empresa desempenha esse trabalho junto às cooperativas e prefeituras na busca de atingir a logística reversa de materiais. Segundo ele, as cooperativas recebem este apoio e em contrapartida tem que atingir metas de recolhimento de garrafas pet. No intervalo de um ano, as cooperativas que se destacaram recebem R$ 2 mil em prêmios como forma de incentivo. “Onde estiver implantada a coleta seletiva na nossa região nós iremos apoiar”, afirmou.

Doação de terreno

A gerente de Educação Ambiental da Semasp, Silvia Cecília, anunciou também que a finalização do processo de doação de área para a construção do galpão da Ascampa. A prefeitura doou a associação uma área de dois mil metros quadrados, localizada na Quadra 403 Norte, Alameda 1. “Este é um momento ímpar para os catadores de material reciclável. São dois mil metros para vocês trabalharem e se organizarem”, disse. Ainda segundo a gerente uma verba de R$ 46,5 mil foi destinada pela prefeitura para a construção do muro, calçada e banheiro no local.

Falando em nome dos associados, a presidente da Ascampa agradeceu pelo apoio e pelo no espaço de trabalho e reforçou que o trabalho é árduo, mas que eles não irão desistir nem desanimar. “Nós não vamos desistir dessa luta porque somos pessoas guerreiras, nós temos que ajudar a natureza e é nesse trabalho que nés ganhamos o nosso dinheiro”, finalizou. (Ascop)