Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) pré-candidato à Prefeitura de Palmas, comentou durante entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta-feira, 20, sobre sua proposta de realizar estudos para um possível desmembramento do território de Luzimangues do município de Porto Nacional. O deputado esteve em reunião com líderes da comunidade, além de representantes do Legislativo Portuense para discutir a situação da região.

De acordo com o deputado, mesmo com pouca participação popular, o que se pode sentir é que os principais interessados no assunto, ou seja, a população de Luzimangues, ao que parece, recebeu bem a notícia de que haverão estudos para um possível desmembramento do território e uma futura anexação ao município de Palmas. “Tirando os políticos de Porto Nacional e as pessoas que tem interesse em disputar eleição, as pessoas no local entenderam que se houver uma incorporação, esta incorporação poderá abrir espaço para emancipar”, disse.

O deputado ainda destacou que a emancipação de Luzimangues é um caminho natural a ser seguido, visto o crescimento acelerado que acontece na margem oeste do Rio Tocantins. “É inevitável que aquela região se emancipe”, completou.

Lelis destacou, no entanto, que é preciso uma medida para que o distrito de Luzimangues cresça de forma ordenada. Para isso, segundo ele, são importantes os estudos e levantamentos sobre a região uma possível anexação da região a Palmas. “Tudo em Luzimangues, eles precisam de Palmas. Se alguém fica doente, a ambulância vem para Palmas. Se nós fingirmos que não tem nada acontecendo do outro lado da ponte, quem vai pagar o preço dessa aglomeração urbana, é Palmas”, explicou.

Impasse com Porto Nacional

O pré-candidato à Prefeitura de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), disse ver com preocupação o debate do desmembramento de Luzimangues. Para Andrade, que já foi deputado estadual e prefeito de Porto, a localidade deve permanecer anexada ao município.

Lelis comentou sobre a repercussão negativa que sua proposta apresentada nesta semana, na Assembleia Legislativa, tem recebido em Porto Nacional. “Não queremos briga com Porto Nacional. Eu devo muito à cidade. Tenho líderes lá. Eu tomei cuidado, no meu discurso, de deixar claro que o que queremos é resgatar a história”, disse.

Contudo, ao que parece, o deputado terá uma forte resistência dos políticos de Porto Nacional contra sua proposta de desmembramento de Luzimangues. Além de Otoniel Andrade, Cleiton Maia, que é outro pré-candidato à Prefeitura de Porto Nacional e parte dos vereadores da cidade já se posicionaram contra a iniciativa de Lelis.