Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o debate pautado no Marco Legal da Juventude e nas Conferências da Juventude que foram realizadas em 2011, as duas edições do Fórum Estadual de Gestores e Mobilizadores da Juventude se destacaram pela qualidade do debate e pelo número de participantes.O evento está sendo realizado de forma itinerante pelo no Tocantins e compõe a programação da Feira Literária do Tocantins – Flit. A última edição aconteceu no sábado, 21, no município de Dianópolis.

De acordo com Jefércio Sousa, coordenador dos Fóruns de Juventude e técnico da Secretaria da Juventude e dos Esportes, os debates estão sendo bastante acalorados e marcados pelo repasse de informações. “Estamos abordando de forma intensa a PEC da Juventude, que em 2008, inseriu no artigo 227 da Constituição Federal o termo jovem, garantindo, desta maneira, que este segmento passe a ter os mesmos direitos que outros. Além disso, aborda-se o Estatuto da Juventude, que está em tramitação no Senado Federal e deve ser votado ainda este ano, e a discussão em torno do Plano Nacional de Juventude e a elaboração do Plano Estadual da Juventude”, destacou Sousa ao explicar que estes três temas compõem o chamado Marco da Juventude.

Ainda segundo o Coordenador, durante os fóruns estaduais da juventude a equipe está levantando junto com os participantes as impressões sobre as Conferências Estadual e Municipais da Juventude, realizadas em 2011. Outros temas como a implantação de conselhos de juventude nos municípios e a regionalização das políticas públicas para o segmento estão sendo abordados.

Dos debates estão participando secretários e diretores de juventude, vereadores, membros do movimento estudantil e dos mais diversos segmentos do setor. Na primeira edição do Fórum, realizada em Arraias, no dia 13 de abril, cerca de 20 pessoas participaram ativamente dos debates. Na segunda edição, realizada na última sexta-feira, 20, 64 participantes prestigiaram o evento.

A próxima edição do Fórum Estadual da Juventude será realizada em Gurupi, na próxima sexta-feira, 27, na Escola Paroquial. O evento, que integra a programação da Flit terá início às 08h. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. (Ascom Sejuves)