Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desta vez quem recebe a edição Regional da FLIT – Feira Literária do Tocantins, é Porto Nacional, a cerca de 60km da capital. O município, um dos berços culturais do Estado, receberá nos três dias do evento diversas atrações, regionais e nacionais. O cantor Geraldo Azevedo é uma dos grandes nomes que se apresentam na FLIT.

A primeira noite será marcada pela participação dos cordelistas Tião Simpatia e Moreira Acopiara, no Espaço Cordel. O primeiro deles também écantor, compositor, músico e arte-educador cearense de Granja. Tião Simpatia, é fundador do grupo Garotos do Forró e da Batuta Nordestina e, por conta de sua preocupação em divulgar a luta de Maria da Penha em suas composições, já participou dos programas "Altas Horas" e "Mais Você", ambos da Rede Globo de Televisão, e do "Se Liga", da TV Verdes Mares.

Já Moreira, nasceu em Acopiara, sertão central do Ceará, em 1961, e escreveu seus primeiros versos aos treze anos, influenciado pelos mestres da literatura de cordel e pelos cantadores repentistas. Publicou mais de cem cordéis e vários livros. Gravou dois CDs e desde 2004 faz parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Os cordelistas se apresentam nas três noites.Ainda na abertura fará show musical o cantor regional Genésio Tocantins.

E a cultura sertaneja também será representada pela participação das quadrilhas “Matutos de Gurupi” e “Rancho Velho” na sexta-feira, 04, e das quadrilhas “Pega Fogo e Junina Flor de Monte do Carmo”, no sábado, 05. Também na última noite fará sua segunda apresentação na FLIT, Geraldo Azevedo, o cantor e compositor levantou o público que cantou junto do inicio ao fim do show, na edição de Dianópolis.

Dentro da programação, acontece o FESTA – Festival de Artes das Escolas do Tocantins, que reúne apresentações artísticas de alunos da Diretoria Regional de Porto Nacional. E também a Formação Continuada de Professores que traz palestras e oficinas para os educadores e trabalhadores da educação, e comunidade em geral, uma delas terá como tema: Energias Limpas e Sustentáveis, a principal vertente da FLIT 2012. (Ascom Seduc)