Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com uma série de ações que visam integrar empresa, escola e alunos, além de proporcionar um atendimento voltado para o público empresarial através de cursos e pesquisas, o Instituto Fecomércio tem trabalhado no sentido de viabilizar a capacitação do jovem e a inserção de estudantes no mercado de trabalho. A instituição, que não tem fins lucrativos e é ligada à Fecomércio, busca contribuir, por meio do fortalecimento dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Com esse objetivo, o Instituto lançou o "Programa de Estágio", que tem como foco orientar estudantes e as instituições de ensino na busca de espaço no mercado de trabalho. O programa visa identificar as oportunidades de estágios curriculares e extracurriculares junto as empresas e instituições do Estado; facilitar o ajuste das condições de estágio de acordo com a lei; bem como prestar serviços administrativos de cadastramento de estudantes, campos e oportunidades de estágios curriculares e extracurriculares.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Fecomércio, Alexandra Bramatti, o trabalho foi iniciado através do fechamento de convênios com as Escolas e Universidades do Estado para que sejam captados os alunos para o banco de dados. “Faremos visitas às escolas e universidades para divulgar o programa, entregando formulários para os estudantes se cadastrarem no Instituto”, explica a diretora.

Ela conta ainda que um agente comercial estará visitando empresas e instituições governamentais e não governamentais para fazer a captação destas vagas de estágio para que os alunos cadastrados no banco de dados sejam alocados. Para desenvolver esse trabalho, o Instituto conta com as áreas de Coordenadoria de Políticas Institucionais (COPOL); Coordenadoria de Estudos e Pesquisas (COESPE); Coordenadoria desenvolvimento empresarial (CODEM); Coordenadoria de integração empresa/escola (COINTE); Coordenadoria administrativa e financeira (COAF); Coordenadoria de cultura (COCUL); Coordenadoria social (COSOC).

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Tocantins, Hugo de Carvalho, esse trabalho é de suma importância, pois irá integrar empresas, instituições de ensino e estudantes, ampliando as chances do aluno se integrar ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que coloca em prática o que aprendeu em sala de aula. “Nosso objetivo é atuar em todas as frentes para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins e permitindo às empresas terem acesso aos conhecimentos dessa nova geração”, finaliza o presidente.

Estrutura

O Instituto Fecomércio irá inaugurar uma nova sede em agosto desse ano, que ajudará a ampliar ainda mais o atendimento à sociedade tocantinense. Os interessados em conhecer os projetos e saber mais sobre a seleção de estudantes podem entrar em contato pelo telefone (63) 3228 1906, com Alexandra Bramatti.