Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado, 28, os integrantes do Fórum Cultura 10 (Fórum Permanente para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura) reúnem-se com a comunidade da região norte, no Ponto de Cultura Arte Fato, localizado na quadra na quadra 307 norte, Alameda 21, APM 02 e na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu com intuito de discutir as demandas culturais destas regiões para compor o Plano. O mini-fórum acontece de 16 às 20 horas.

No primeiro mini-fórum, que aconteceu nesta quarta-feira, 25, a comunidade do Aureny III e entorno levantaram a necessidade de construção de um Centro de Atividades culturais, com teatro, biblioteca, cinema e museu. Outro ponto discutido no encontro foi a questão das drogas, que segundo os moradores é recorrente na região, contudo foi sugerido a criação de novos Pontos de Cultura com o seguinte slogan “troque um ponto de droga por um ponto de cultura”, além destas, outras demandas foram registradas em ata.

Depois de realizados todos os fóruns comunitários, haverá a plenária final, realizada no dia primeiro de junho, onde será apresentada uma minuta com as proposições e as moções levantadas nos fóruns comunitários para que esta seja aprovada em audiência pública com ampla participação do poder público, sociedade civil e entidades que atuem no município.

O Plano agrega as demandas levantadas pela comunidade nos diversos encontros programados e seguem as matrizes definidas no Plano Nacional de Cultura, com uma estrutura composta de grandes diretrizes-macro, ações e metas. E ainda implementará políticas públicas de Estado que garantam o acesso ao setor das culturas e das artes, tais como fomento, criação, produção, preservação, difusão.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura para o decênio 2012-2021 será pautado pelos princípios norteadores do Plano Nacional de Cultura, com duração de dez anos, conforme a lei n° 12.343, de dezembro de 2010.

Mini-fóruns


Região Norte de Palmas e entorno
28 de abril - sábado
16 às 20h - Ponto de Cultura Arte Fato


região de Taquaruçu
28 de abril - sábado
16h às 20h - Casa da Cultura Profª Maria dos Reis



Região Central de Palmas
05 de maio - sábado
16h às 20h - Cine Cultura Sala Sinhozinho
Região de Taquaralto
12 de maio - sábado
16h às 20h -


Região de Buritirana
19 de maio - sábado
16h às 20h -


01 de junho - sexta-feira
14h às 18h - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho