Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador, o plano de desenvolvimento econômico traçado pelo Governo do Estado tem gerado frutos positivos. O exemplo é a boa posição do Tocantins nos índices do Caged – Cadastro Geral de Empregadores e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.


Segundo os dados, no primeiro trimestre de 2012, foram criados no Tocantins, 2.779 novas vagas de emprego. Das 27 unidades federativas, o Estado ficou entre os 16 que apresentaram resultado positivo no mês de março. Esse dado é decorrente do saldo entre o número de trabalhadores admitidos, que foi de 6.047, e desligados, 5140, dos postos de trabalho.


A subsecretária do Trabalho e Assistência Social, Mariza Sales, atribuiu o destaque tocantinense ao empenho que o Governo tem feito em atrair grandes empresas para o Tocantins, ocasionando com isso a criação de novos postos de empregos. “Esse ano nós tivemos a implantação de diversas grandes empresas no Estado, isso fez com que nossos números tornassem destaque”, disse ela.


Os números do Caged demonstram um crescimento de 403% na criação de novos cargos no primeiro trimestre de 2012, levando em consideração o mesmo período do ano passado. “Em 2011, só foram gerados 512 novos postos de trabalho com carteira assinada. Este ano tivemos um aumento significativo, e a determinação do Governador Siqueira Campos é de que criemos subsídios para elevar esses números”, frisou a gestora.

Os setores que mais se destacaram foram os de serviços e o comércio. “As admissões no setor de serviços somaram 31% das vagas, já no comércio foi de 27%”, destacou Mariza Sales.
Uma dessas vagas foi destinada a Elias Divino Soares. O profissional foi um dos beneficiados pelas novas oportunidades criadas no mercado. Na época, desempregado, ele atribui ao Sine à conquista. “Foi muito rápido, poucos dias depois de ir a unidade de Palmas me chamaram para a entrevista. Hoje estou trabalhando”, ressaltou o vendedor interno.

Qualificação


O oferecimento de cursos de capacitação e qualificação também é um dos motivos apontados pela subsecretária para o aumento no número de postos de trabalho no Tocantins. Segundo Mariza, o Governo vem investindo muito na preparação dos profissionais para o mercado de trabalho. “A preparação técnica dos nossos trabalhadores também tem contribuído para a abertura dos novos postos de trabalho, já que as grandes empresas que se instalam aqui estão preferindo contratar as pessoas daqui, o exemplo é a Itafós, em Arraias, e a Rio Novo, em Almas, que absorveram muitos profissionais da região Sudeste do Tocantins”, disse ela.


A Setas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social tem firmado convênios para melhorar, ainda mais, o leque de cursos oferecidos aos trabalhadores através do Sine. Segundo a gestora, parcerias foram firmadas com o IEL – Instituto Evaldo Lodi, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração. “Iremos oferecer capacitações em diversas áreas e trabalharemos na intermediação de jovens na conquista do primeiro emprego”, ressaltou.


De imediato, 200 vagas foram disponibilizadas para cursos de qualificação com duração de 160 horas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 07, nas unidades do Sine de Palmas (Centro, Norte e Taquaralto). Os cursos são de vendas, balconista, operador de telemarketing, operador de caixa e auxiliar administrativo.

Comemoração
Para Comemorar o Dia do Trabalhador, a Setas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social vai realizar uma semana de eventos voltados para os usuários das unidades do Sine espalhadas em todo o Tocantins.


De acordo com a subsecretária serão oferecidos lanches especiais. “O aumento nas vagas de emprego tem que ser comemorada, e essa é a forma que achamos para realizar essa comemoração e homenagear os trabalhadores do Tocantins”, ressaltou.


Em Paraíso e Porto Nacional o evento será realizado no dia 02. Já em Dianópolis, Guaraí e Araguaína, no dia 03. Araguatins será beneficiada no dia 04 e Palmas no dia 07. (Secom)