Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governador Siqueira Campos recebe às 16 horas nesta quarta-feira, 02, em seu gabinete no Palácio Araguaia, o deputado Baiano Filho (PMDB-MT) e uma comitiva de prefeitos do Mato Grosso, liderada pelo prefeito de São Félix do Araguaia, Filemon Limoeiro, presidente em exercício da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e por Fernando Gorgen, presidente da Associação dos Municípios no Norte Araguaia (AMNA) e prefeito de Querência. O motivo da reunião é discutir a construção da ponte sobre o Rio Javaé, do lado tocantinense, e da rodovia ecológica Transbananal (ou Idjarrury Karajá), que corta toda a Ilha do Bananal, ligando os dois Estados.

A Transbananal é um trecho da BR-242, que vai ligar o Brasil de Leste a Oeste, saindo da Bahia e chegando até Mato Grosso. Os recursos para sua construção, orçados em R$ 650 milhões, serão buscados junto à iniciativa privada, através de Parceria Público Privada (PPP), segundo o Governador Siqueira Campos. Depois de pronta, a rodovia vai encurtar em mais de mil quilômetros a distância para escoamento da produção de Mato Grosso para os portos de Salvador, São Paulo e Paraná, tendo como polo econômico a cidade de Gurupi.

Tornar-se-á, também, o caminho mais curto para as exportações para o hemisfério Norte, através do Porto de Itaqui, no Maranhão, e para o Pacífico, pelo Estreito do Panamá. O transporte de produtos agropecuários e industriais dos dois Estados torna-se ainda mais competitivos com a Ferrovia Norte Sul, que estará em funcionamento em todo o território tocantinense ainda este ano.

Siqueira Campos assinou em dezembro do ano passado um protocolo de intenções com o Governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, em São Félix do Araguaia (MT), para viabilizar a pavimentação do trecho de 84 km, da T0-500 (rodovia Transbananal), entre Formoso do Araguaia, no Tocantins e o município de São Félix.

Confirmaram presença à audiência de quarta-feira os prefeitos matogrossenses de Vila Rica, Naftaly Calisto; Porto Alegre do Norte, Edi Scorsin; Confresa, Gaspar Domingos Lazari; Santa Terezinha, Domingos da Silva Neto; Bom Jesus do Araguaia, Aloísio Irineu Jakobi; Nova Dourada, Valdivino Carmo Cândido; Alto Boa Vista, Wanderley Perin; Canabrava do Norte, Lorival Martins Araújo.

Também estarão presentes os prefeitos de Luciara, Parassu de Souza Freitas; Novo Santo Antônio, Geraldo Vitor de Freitas; Ribeirão Cascalheira, Adário Carneiro; Canarana, Walter Lopes Faria; Cacalinho, Luiz Henrique do Amaral; Nova Xavantina, Gercino Caetano Rosa; Santa Cruz do Xingu, Eurípedes Néri; e de São José do Xingu, Gilberto Leoncini. (Secom)