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Estado

Foto: Divulgação

O Governador Siqueira Campos, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 2, com autoridades do Mato Grosso na intenção de discutir a construção da rodovia TO-0500, intitulada de Transbananal Idjarruri Karajá. O evento aconteceu na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

Participaram do evento diversos secretários estaduais, prefeitos de 10 municípios do Mato Grosso, vários prefeitos de cidades tocantinenses, deputados estaduais do Tocantins e representantes indígenas, além do deputado estadual do Mato Grosso, Baiano Filho.

A rodovia Transbananal irá ligar os dois estados em um projeto audacioso que prevê a construção de uma moderna via ligando os municípios de Dueré e São Félix do Araguaia, cortando a Ilha do Bananal.

O objetivo da reunião foi traçar metas que culminassem na efetivação do projeto de construção de 192 quilômetros de malha viária e de uma ponte, de modelo estaiada, com cerca de 2,6 quilômetros, sobre o Rio Araguaia. Estima-se que, com a rodovia, o percurso da produção matogrossense até os principais portos do Brasil terá uma redução de até mil quilômetros.

O governador Siqueira Campos explicou que a Transbananal irá facilitar o escoamento da produção, tanto do Tocantins quanto do Mato Grosso, contribuindo significativamente com o processo de desenvolvimento econômico de ambos. “A rodovia não vai ser boa apenas para o Tocantins e para o Mato Grosso, ela será boa para o Brasil, pois será o caminho mais curto entre o Atlântico e o Pacífico, um verdadeiro corredor para a exportação”, ressaltou.

O deputado Baiano Filho destacou que o Governo do Mato Grosso entende a importância da Transbananal para a população de seu Estado e que o Governador Silval Barbosa está disposto a realizar as ações necessárias para que a rodovia vire realidade. “Hoje trouxemos aqui alguns empresários matogrossenses que sabem, melhor do que ninguém, a importância dessa rodovia para o escoamento de nossa produção e o governador está disposto a se unir ao Tocantins por essa causa”, frisou o parlamentar.

Durante a solenidade o Governador Siqueira Campos assinou o projeto de Lei n° 29, que será enviado à Assembleia Legislativa. O texto pede a integração, ao sistema viário estadual, da estrada que liga Dueré a Aldeia Karajá de Santa Isabel do Morro, às margens do Rio Araguaia.

Rodovia

A Transbananal Idjarruri Karajá é uma rodovia com 192 quilômetros de extensão construída de forma moderna, respeitando as questões ambientais e sociais da região.Seu custo estimado, em janeiro de 2012, é de R$ 1,053 bilhão.

Cerca de 92 quilômetros da via passa dentro da Ilha do Bananal. Nesse trecho, o projeto prevê a construção de 108 passagens inferiores para o trânsito de indígenas, animais silvestres e águas pluviais.

Ao longo da rodovia serão instaladas seis pequenas pontes sobre os rios Javaés, San Rocan, Riozinho, Jaburu, 23 e 24, o que totalizará 1.100 metros de área construída. Além disso, o Rio Araguaia será beneficiado com uma ponte estaiada de 2.600 metros.

O percurso também contará com muretas de concreto e tela de proteção para evitar o acesso de animais à rodovia.Dentro da Ilha, sua utilização será feita em horários pré- determinados.

Compensações ambientais e sociais

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Seu território é rico em biodiversidade e abriga duas etnias indígenas, a Karajá e a Javaé. A preocupação ambiental foi dimensionada no projeto de construção da TO-0500. O Estudo de Impacto Ambiental possui uma destinação orçamentária inicial na ordem de R$ 50 milhões, o que equivale a 5% do valor da obra.

A comunidade indígena residente na ilha também será beneficiada, já que o projeto prevê diversas compensações econômicas e sociais. Dentre as propostas estão a criação de um pedágio no qual um percentual será repassado às aldeias, por meio da Funai - Fundação Nacional do Índio, e a capacitação dos indígenas como guias turísticos na intenção de fomentar o turismo em terras indígenas. (Secom)