Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), entregará os títulos de terras aos licitantes de lotes familiares e empresariais do projeto de Irrigação Manuel Alves, na 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. A Entrega será na próxima sexta-feira, 11, às 10h.

Durante a Agrotins, os irrigantes vão participar de uma vasta programação. Nos dias 9 e 10 acontece o Fórum Nacional da Agricultura Irrigada. No dia 10, os irrigantes visitam o sistema de irrigação de Lagoa da Confusão.

Fórum

No fórum os participantes poderão conhecer as tecnologias voltadas para o plantio irrigado. Na programação, palestras sobre o “Novo Código Florestal”, o “Potencial de Desenvolvimento da Irrigação no Estado do Tocantins”, “Irrigação em Várzeas Tropicais no Vale do Araguaia”, “Licença Ambiental Conjunta” e “Avaliação Participativa da Qualidade do Plantio Direto”, entre outras.

Projeto Manuel Alves

O projeto de fruticultura irrigada Manuel Alves, um dos maiores do Brasil, fica em uma área de 20 mil hectares, em terras dos municípios de Dianópolis e de Porto Alegre do Tocantins e destina-se principalmente à exploração da agricultura irrigada (fruticultura tropical). O Governo vem investindo na infraestrutura do Projeto, formado por estações de bombeamento, canais de irrigação, estações pressurizadoras e adutoras tubulares. A barragem do Rio Manuel Alves produziu um reservatório com 241 milhões de litros d’água. A área do projeto é dividida em lotes de duas categorias: empresariais e para pequeno produtor qualificado.(Ascom Seagro)