Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Márcio Vieira

Toda a diversidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar tocantinense serão apresentadas, mais uma vez, durante a Agrotins 2012. Nesta 12ª edição uma área de 4.300m² é destinada ao Portal da Agricultura Familiar, onde dentre outros espaços será montada a Feira da Diversidade.

Mais de 30 agricultores dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Aliança, Colinas do Tocantins, Palmas, Miracema do Tocantins, Lajeado, Formoso do Araguaia, Almas, Pium, Tocantínia, Tocantinópolis, Esperantina e Araguatins vão expor produtos como mel, biscoitos naturais, dentre outros.

Além dos produtos alimentícios serão expostas também peças de artesanato rural produzidas a partir do capim dourando, palha de buriti, bananeira, babaçu, madeira, biojóias, trabalhos manuais e materiais reciclados confeccionados com garrafas peti.

Segundo a coordenadora da Feira da Diversidade, Iranilde Gonçalves, o objetivo da feira é divulgar os produtos produzidos pelos agricultores familiares no mercado tocantinense. Iranilde frisa ainda que peças do artesanato indígena, quilombola e de mulheres extrativistas também estarão expostos durante a feira.

Conforme Iranilde as vendas realizadas durante a feira de 2011 ultrapassaram o montante de R$ 15 mil. Segundo a coordenadora a expectativa é que neste ano os expositores consigam movimentar mais de R$ 35 mil.

Bons frutos

No Tocantins, a agricultura familiar vem se destacando pela diversidade da produção e pela participação nos programas sociais, a exemplo do Compra Direta Local da Agricultura Familiar, executado pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e prefeituras municipais. (Secom)