Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Em reunião, realizada na última sexta-feira, 1º de março, na sede da Prefeitura de Gurupi, representantes do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins- e secretários municipais, discutiram a realização da II Feira e Encontro da Agricultura Familiar, que acontecerá dentro da programação da Festa Junina de Gurupi, prevista para o mês de junho.

No encontro a assessora da presidência do Ruraltins, Iranilde Gonçalves apresentou aos presentes o projeto da Feira, destacando todas as demandas e a importância do trabalho em conjunto, envolvendo o Instituto e a Prefeitura.

“Nossa intenção é unir forças para a realização desse encontro. A Feira é muito importante no sentido de divulgar as potencialidades do município. Além disso, é um canal que se abre para o agricultor comercializar sua produção e fechar negócios futuros”, disse a assessora

A Feira da Agricultura Familiar pretende reunir, em Gurupi, cerca de 80 agricultores familiares da região sul, com o objetivo de criar oportunidades e incentivar a produção dos empreendimentos da agricultura familiar. Produtos como a mandioca e seus derivados, leite, queijos, doces caseiros, frutas, verduras, rapaduras, frango caipira, peixes, polpa de fruta e artesanatos diversos, fazem parte do universo do homem do campo e vão estar expostos na feira. O Ruraltins também promoverá palestras e curso de boas práticas de fabricação.

O secretário municipal, Pedro Dias Correia, aprovou a ideia do trabalho em parceria, afirmando que eventos como esse fortalecem as ações já realizadas no município em prol do agricultor. “Nossa pasta vai estar a inteira disposição, assim como outros agentes da Prefeitura”, disse, frisando que a data e toda programação tanto da Feira, quanto da Festa Junina serão definidas num próximo encontro.

Participantes.

Participaram também da reunião os secretários de Comunicação, Núbio Brito, de Abastecimento e Cooperativismo, Moacir Bruzon, de Infraestrutura Gerson Oliveira, o chefe de Gabinete, Gutierrez Torquato, a secretária de Cultura Zenaide Dias, além da técnica do Ruraltins, Mari Ney Furtado.

Agricultura Familiar

De acordo com dados do ultimo Censo Agropecuário realizado no País, no Tocantins, existe mais de 40 mil estabelecimentos da agricultura familiar, correspondendo a 76% dos empreendimentos agrícolas do Estado. O valor bruto da produção dessas famílias ultrapassa R$ 274 milhões. Os principais alimentos fornecidos pelos agricultores familiares tocantinenses são leite, feijão, mandioca, mel, carnes, peixes e frutas.