Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Sebrae Gurupi promoveu nesta terça-feira, 8, o lançamento do Seminário Fomenta. O evento reuniu empresários, líderes da região sul e parceiros que conheceram as condições que facilitaram o acesso das MPEs nas compras públicas tocantinenses.

Na abertura do evento, a diretora superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula agradeceu a presença de todos e destacou que a intenção do Fomenta é promover a inclusão dos pequenos negócios nas compras governamentais. “Dos estados da região norte o Tocantins está em primeiro lugar em aquisição de bens e serviços, por isso temos que disseminar e mobilizar estes empresários para que saibam como ofertar para o governo”, explicou Marcia.

O agende de desenvolvimento de Gurupi, Antônio Carlos, ressaltou que por meio do Fomenta, o Sebrae está promovendo a implementação da Lei Geral na região sul e fornecendo informações necessárias para os empresários que desejam conquistar o mercado de compras governamentais.

O gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, apresentou o seminário e a sua importância para o desenvolvimento deste processo para os municípios da região sul. “A legislação prevê, por exemplo, que as licitações de órgãos públicos com valor de até R$ 80 mil, sejam disputadas com exclusividade pelos pequenos negócios e que esses tenham preferência no caso de embate em licitações acima desse valor. Além disso, quando se compra do empreendimento local o dinheiro circula dentro do município”, lembrou Bessa.

Fomenta Regional em Gurupi

O seminário Fomenta Regional Gurupi será realizado no dia 05 de junho, das 08h às 18h. O evento é gratuito com uma programação voltada para o esclarecimento sobre aspectos da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, por meio de oficinas, palestras de esclarecimento e atendimento aos empresários.

Os participantes do seminário também conhecerão os detalhes de como vender para o governo e participar de licitações. O público-alvo do evento são empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, gestores dos órgãos públicos federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários e procuradores municipais, funcionários públicos do setor de licitação, entidades representativas e de apoio às micro e pequenas empresas.

O Fomenta Regional em Gurupi é uma realização do Sebrae Tocantins, em parceria com o Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comercias e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Prefeitura de Gurupi, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Sebrae Gurupi até o dia 04 de junho.