Familiares de pacientes que fazem quimioterapia no Hospital Geral Público de Palmas – HGPP entraram em contato com o Conexão Tocantins nesta quarta-feira, 9, para reclamar do transtorno causado por problemas no equipamento que faz o tratamento.
Segundo os familiares, a informação no Hospital é que desde o último sábado, 5, a máquina que manipula a medicação está quebrada e não há previsão para que o problema seja resolvido. “ A maioria dos pacientes que estão aqui não moram em Palmas e estamos esperando sem nenhuma resposta”, alegou a irmã de um paciente que precisa do tratamento.
Somente nesta quarta-feira, 20 pacientes estariam aguardando desde o início da manhã para fazer a quimioterapia.
Procurada pelo Conexão Tocantins a Assessoria de Comunicação do HGP confirmou que o equipamento está sem funcionar aguardando manutenção. Com relação ao tratamento dos pacientes o HGP informou que a manipulação dos quimioterápicos dos pacientes está sendo feita em uma clínica particular da capital.
Até o final da semana, estima o Hospital, o equipamento deve estar nas condições ideais de uso e sendo assim novos tratamentos poderão ser feitos.
Veja a íntegra da nota:
NOTA
A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HGPP- Hospital Geral Público de Palmas, informa que:
§A capela de fluxo laminar, equipamento utilizado na manipulação de quimioterápicos está sem funcionamento, aguardando profissionais especializados de outro estado para realizar a manutenção no aparelho;
§Informa que a manipulação dos quimioterápicos dos pacientes que já se encontravam em tratamento, estão sendo realizadas em uma clínica particular de Palmas, sem prejuízos à saúde dos mesmos;
§Informa ainda, que a inclusão de novos tratamentos quimioterápicos será realizada após a realização da manutenção do equipamento, que deve acontecer até o final desta semana.