Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O administrador hospitalar da Pró-Saúde, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, é um dos finalistas do 8º Prêmio da FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, e está entre os três melhores profissionais que lideram projetos inovadores na área de gestão hospitalar no país. Ele foi selecionado por ter desenvolvido o projeto do PID - Programa de Internação Domiciliar, implantado no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, em dezembro de 2011.

Os demais finalistas ao prêmio são Carlos Eduardo de Campos, do Hospital São Camilo Pompéia, em São Paulo, e Marcelo Theóphilo Lima, do Hospital de Saúde Mental de Messejana, de Fortaleza, Ceará. Os trabalhos foram submetidos a uma Comissão Avaliadora, onde todos foram unânimes em destacar a qualidade de todos os trabalhos.

A ordem de classificação será definida após visita técnica a cada um dos locais. Depois disso, todos os participantes receberão convite para participarem de Jantar, no Espaço Hakka, em São Paulo, no próximo dia 21, quando serão anunciados o primeiro, segundo e terceiro colocados.

O administrador hospitalar Allan Lobo, fala sobre a expectativa com a premiação e da satisfação com o sucesso do PID, programa selecionado no Tocantins. “só em estarmos entre os três finalistas já somos vencedores, e ressaltamos que esta premiação é o reconhecimento do trabalho em equipe dos profissionais do PID do HGPP, da Pró-Saúde e da SESAU, que acreditou na iniciativa.”

O prêmio foi criado para reconhecer e premiar os gestores hospitalares que se destacaram em suas instituições e na comunidade através de projetos eficientes, responsáveis e criativos, e que tenham feito a diferença nessas instituições e comunidades.Segundo o regulamento, os critérios de avaliação envolvem liderança, planejamento estratégico, gestão de processos, gestão de pessoas, relação com fornecedores, responsabilidade social, resultados financeiros e conquista de certificações, acreditações e prêmios.

A premiação consiste em visita a hospitais do Canadá, visita a Feira Hospitalar da Alemanha e participação em congresso em Lisboa, Portugal.

Sobre o PID

O Programa de Internação Domiciliar proporciona a pacientes com quadros clínicos estáveis uma alternativa à hospitalização. No programa os pacientes são assistidos em sua própria residência, e cada um tem um plano terapêutico direcionado ao tratamento domiciliar. Com isso, além de levar o paciente para junto de seus familiares, o que ajuda a reduzir o estresse, há uma diminuição na média de permanência dos pacientes no hospital, com consequente aumento na oferta de leitos no hospital.

O serviço, voltado para os pacientes com quadro clínico estável, mas que dependem continuamente de cuidados especializados, como por exemplo, pacientes idosos, com AVC´s, doenças crônicas e degenerativas e outras patologias, conta com uma equipe multiprofissional, formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico, assistente social e terapeuta ocupacional, sob a coordenação e supervisão de um médico. (Ascom Pró-Saúde)