Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A fim de acompanhar de perto os projetos e ações desenvolvidos durante a realização da 12ª Agrotins, o governador Siqueira Campos transfere nesta sexta-feira, 11, o seu gabinete para o Centro Agrotecnológico de Palmas, onde ocorre a maior feira de Agrotecnologia da região Norte, a Agrotins 2012. Além de cumprir agenda dentro da feira, o governador despachará direto do evento.

Um dos primeiros compromissos do governador Siqueira Campos, dentro da Agrotins 2012, será a participação na solenidade de inauguração, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, ao lado da Agrotins, do Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia e do Banco de Germoplasma da instituição.

No Centro de Referência serão ministrados estudos avançados sobre o conhecimento da pesquisa agropecuária vegetal e animal, considerando cada nível de informação. O Centro ainda será utilizado para apoiar as pesquisas em agroecologia, climatologia, agricultura familiar e abrigar cursos de capacitação para técnicos e profissionais, bem como para estudantes de escolas técnicas agrícolas e de graduação.

Participam também da solenidade o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, e pesquisadores. Além da inauguração, a Unitins vai assinar um termo de cooperação técnica com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, assim como o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins

Entrega de títulos

Prosseguindo a agenda, o governador participa também da entrega de títulos de terras aos licitantes de lotes familiares e empresariais do Projeto de Irrigação Manuel Alves. A entrega deve ocorrer a partir das 10h.

Entrega novos veículos e equipamentos

Ainda nesta sexta-feira, direto da Agrotins, o governador entrega novos veículos e equipamentos de informática aos escritórios regionais do Ruraltins. Ao todo, serão entregues 11 veículos e 120 computadores adquiridos por meio de convênio firmado com Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e recursos próprios.

Obras

Direto da Agrotins 2012, o governador ainda autoriza o reinício de várias obras em todo o Estado. A assinatura das ordens de serviço acontecerá às 9h. No pacote das obras que estão sendo retomadas, o Governo do Estado está investindo, aproximadamente, R$ 395 milhões, recursos próprios e de convênios com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social e com o Ministério do Turismo.

Com essas ordens de serviço, a ideia é concluir cerca de cinco trechos de pavimentação asfáltica até o final deste ano, um em 2012 e dois em 2014. São obras que estavam paralisadas em decorrência do período chuvoso. As autorizações do Governador são para as seguintes de rodovias: TO-130 (Novo Acordo/Santa Teresa, 45,60 KM), TO-335 (Juarina/Entroncamento TO-335, 13,90 KM), TO 262 (Silvanópolis/ Pindorama, 83,49 KM), TO-384 (Entroncamento TO-080/Barrolândia, 61,23 KM), TO- 181 (Entroncamento BR-242 – Formoso do Araguaia/Fundação Bradesco, 26,79 KM), TO-431 (Guaraí/Povoado Beira Rio, 64,31 KM), TO-454/455 (Entroncamento TO-080 – KM 22/Entroncamento TO-255 – Porto Nacional, 71,42 KM) e TO-030 (Novo Acordo/ São Félix, lote 01, 66,56 KM). (Secom)