Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 20 de maio, Palmas completa 23 anos e para celebrar esta data, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), preparou uma semana de programação que prestigia a diversidade cultural identificadas na cidade e atende a diferentes públicos. O Festival da Cultura Japonesa abre as festividades, e a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius encerra com grande show no Paço Municipal.

A presidente da FCP, professora Kátia Maia, explica que para a definição das atrações foi levado em consideração o fato da cidade receber pessoas de todos os estados brasileiros e de diversas descendências e origens. “Palmas há 23 anos é berço desta diversidade cultural, por isso contemplamos uma semana de atividades que privilegia todos os públicos e prestigia a cultura local”, ressalta Kátia.

A programação tem inicio neste sábado, 12, com o Festival da Cultura Japonesa, realizado em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins, na Grande Praça do Espaço Cultural, com entrada franca de 16 às 23 horas. O Festival traz a temática “Alimentação e longevidade” e tem o intuito de divulgar a cultura japonesa, suas culinárias, danças, costumes e acolher os visitantes em um ambiente climatizado com adornos que lembram o Japão.

De 16 a 20, a FCP em parceria com a Cinemateca da embaixada da França e do Institut Français, realiza a primeira Mostra de Cinema Alternativo de Palmas. Serão exibidas produções francesas que contemplarão o público infantil e o adulto com sessões às 17h, 19h e 21h no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural, a preço popular de R$ 4,00. O cinema tem capacidade para 170 lugares.

A mostra trará filmes premiados em prestigiados festivais internacionais com destaque para “Os amantes Constantes”, de Philippe Garrel, vencedor do Festival de Veneza e bastante elogiado pela crítica e “Os Renegados”, de Agnès Varda, ganhador do Leão de Ouro e do prêmio de melhor atriz pela interpretação de Sandrine Bonaire, no Festival de Veneza.

Nos dias 18 e 19, acontece no Theatro Fernanda Montenegro o “Palmas In Concert”, às 20h30. O espetáculo musical contará com a apresentação da Orquestra Buriti Band e dos artistas regionais Di Engenho Novo, Genésio Tocantins, J. Bulhões, Nacha Moretto, Dorivã e o Guitarrista Paulio Celé.

No domingo, 20, dia do aniversário a programação começa às 8h em frente à Prefeitura, no Paço Municipal com o “Ato Cívico Palmas 23 anos”, que terá a apresentação da Banda da Guarda Metropolitana, Orquestra Dona Lindú, culto ecumênico e corte do bolo de 23 metros, oferecido pelo Quarteto Supermercados.

Às 17 horas, em Taquaralto, na Avenida Tocantins, acontece o desfile Cívico, com as Escolas Municipais, Guarda Metropolitana, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil. E para encerrar, a partir das 19h, acontece o “Show Palmas 23 Anos” no estacionamento do Paço Municipal com show do Tom de Alerta, Alan Marquezine e da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. (Ascom Fundação Cultural)