Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Emerson Silva
  • Nelson Nakamura palestra na Agrotins 2012

O governador Siqueira Campos afirmou nesta sexta-feira, 11, na Agrotins, que o Tocantins tem condições de ser “o paraíso da pesca esportiva”. A afirmação foi feita durante audiência concedida ao presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Lucio Flavo Adorno, acompanhado do apresentador de programa de pesca em TV e pescador, Nelson Nakamura e Helcio Honda, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), que conversaram com o governador sobre projeto que identifica o potencial de desenvolvimento econômico da pesca amadora esportiva na modalidade pesque-e-solte. A prospecção deste segmento alia ações de proteção ao meio ambiente, como forte aliado na preservação das espécies.

Siqueira Campos foi conclusivo: o Governo apoia e dá segurança a projetos que unam organismos estatais a investimentos privados, que gerem renda e empregos, contanto se adequem na conscientização e defesa dos ecossistemas e sejam instrumento de crescimento econômico das regiões. Citou a necessidade de atração de investimentos hoteleiros nos principais pólos da pesca esportiva no Estado: os grandes lagos Peixe Angical, Estreito e de Lajeado. O governador enfatizou o incentivo institucional aos projetos de criação de peixes em tanques-rede, cujo manejo é instrumento de inclusão social e econômica para a população.

Segundo Helcio Honda, o pescador esportivo faz parte de classe bem favorecida financeiramente, que vem ao santuário de pesca em grupos, e faz girar a cadeia do turismo, ainda combatendo a pesca predatória. O presidente da Adtur vai assinar convênio com a Anepe proximamente, para a implementação de ações de monitoramento ambiental e tagueamento das espécies de peixes, a exemplo de outras iniciativas já desenvolvidas em Goiás, no lago de Serra da Mesa e no rio Araguaia, na região de Luís Alves. Também acontece no rio Juma, no Amazonas.

Para Lucio Flavo, é desafio da Adtur trabalhar com o trade na expansão da pesca esportiva, fazendo o aproveitamento racional do potencial piscoso do Tocantins. O órgão já trabalha o roteiro da pesca nos municípios de Peixe, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Caseara e Pium. Para os pescadores Honda e Nakamura, que vieram ao Tocantins a convite da Adtur, para palestrarem na Agrotins, o tucunaré azul é atrativo maior das bacias hidrográficas do Estado, e mais o tambaqui, a piraíba, o matrichã e o pirarara. (Ascom Adtur)