Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário Divaldo Rezende

Secretário Divaldo Rezende Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Secretário Divaldo Rezende Secretário Divaldo Rezende

O governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, lidera comitiva do Governo do Estado que parte nesta terça-feira, 15, em missão oficial à Espanha. Com a participação de diversos secretários e empresários tocantinenses, a missão segue até o dia 26 de maio e visa consolidar acordos de cooperação técnica e expandir as possibilidades de negócios para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado.

No decorrer da missão o Governador Siqueira Campos assinará três acordos de cooperação técnica bilateral. Um com a Tragsa, empresa pública vinculada ao Ministério da Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente, com foco na agroindústria alimentar, desenvolvimento do meio rural e proteção do meio ambiente; outro com a Feragua – Associação de Irrigantes da Comunidade de Andaluzia, na área de tecnologia de irrigação; e um terceiro com a Associação de Mulheres de La Rioja e Fundesarte, na área do artesanato. Os acordos são frutos da primeira visita que representantes do governo espanhol fez ao Tocantins, em agosto de 2011.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, a Espanha é um país que tem excelência em diversas áreas de interesse do Governo do Estado, como conservação ambiental, prevenção de queimadas, processamento de resíduos sólidos, irrigação, controle rural, construção civil e energias limpas. “Eles encontraram no Tocantins uma ótima oportunidade de expansão das suas relações técnicas e comerciais. O que para nós é muito bom, porque isso significa mais emprego, qualificação da nossa mão-de-obra e mais investimentos”, aponta o secretário.

Ainda durante a estada na Espanha, a comitiva se reunirá com o Equipo Económico, que é um grupo formado pelas 25 maiores empresas espanholas e com cerca de outras 100 empresas diversificadas, apresentado as oportunidades de negócios no Tocantins. De acordo com o secretário, essas reuniões visam atrair o interesse de empresas com atuação em áreas que ainda não foram contempladas nos acordos que estão em andamento. “Contamos com a ajuda do Governo Espanhol e da embaixada do Brasil na Espanha para ampliar essas possibilidades de investimentos no Tocantins”, conclui.

Além do governador Siqueira Campos e da primeira-dama, a comitiva é composta pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, secretário da Infraestutura, Alexandre Ubaldo, secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, secretária da Cultura, Kátia Rocha, secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, secretário chefe da Casa Militar, cel Luiz Claudio Benício. Foram convidados para compor a comitiva a diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade, e diversos empresários.