Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o intuito de potencializar os serviços de saúde, principalmente no combate a hanseníase, a Carreta da Saúde, chega nesta segunda-feira, 14, ao município de Campos Lindos, com atendimentos a população das 7h às 11h e das 14h às 18h, o caminhão ficará na Rua 1° de janeiro esquina com a Rua Leonílio Soares Gil, em frente à Unidade Básica de Saúde e permanecerá até o dia 18 de maio.

A carreta irá fornecer os serviços de combate à hanseníase e também, palestras, controle de diabetes e hipertensão e exame preventivo ginecológico.

A iniciativa, de responsabilidade da Novartis, é coordenada pelo Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e conta com o apoio da Sesau - Secretaria de Estado da Saúde (Gerência de Núcleo da Hanseníase) e Secretaria Municipal da Saúde de Campos Lindos.

Neste ano de 2012, a carreta já percorreu 16 municípios tocantinenses e os próximos a serem visitados, serão os municípios do Norte do Tocantins e Bico do Papagaio, passando por Itaporã, Riachinho, Xambioá, São Miguel do Tocantins, Axixá, Araguatins, Sítio Novo e Luzinópolis.


Carreta

A Carreta Morhan é um caminhão itinerante que possui cinco consultórios e um laboratório para atender a população das cidades por onde passa. No veículo, todos recebem informações sobre a doença hanseníase e seus sintomas com o objetivo de detectar, tratar e curar a doença. (Ascom Sesau)