Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) não acompanharão o encaminhamento do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) de deflagrar greve por tempo indeterminado, a partir de quinta-feira, 17. A decisão foi tomada no dia 4 de maio em assembleia geral convocada pela Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT), 64 professores participaram da votação que definiu não indicar greve nacional para o dia 17.

Também ficou decidido que acontecerão reuniões nos sete campi da UFT com o propósito de discutir, avaliar e decidir sobre a adesão a greve nacional. Os sete campi já tem reuniões agendadas entre os dias 17 e 24, já no dia 25 acontecerá assembleia geral convocada para todos os docentes com o objetivo de definir sobre a UFT entrar na greve.

Nacional

A deflagração da greve nacional foi assumida, no sábado, 12, durante reunião do Setor das Ifes, ANDES-SN. A greve foi aprovada sem nenhum voto contrário, com 33 votos favoráveis e três abstenções. A reunião contou com a presença de 60 representantes de 43 Instituições Federais. No momento da votação estavam presentes docentes de 36 instituições.

A deliberação do Setor das Ifes foi levada para as assembleias locais, que aconteceram nesta segunda, 14 e terça-feira, 15, nas diversas seções sindicais do ANDES-SN nas instituições federais brasileiras, para confirmação da greve na base.

Uma vez referendada pelos professores de cada instituição, haverá notificação às reitorias e as atividades serão suspensas por tempo indeterminado. Deverão ser instaladas assembleias locais permanentes e constituídos os comandos locais de greve (CLG). As eventuais atividades que sejam consideradas essenciais serão assim entendidas e negociadas entre as instituições e os CLG, considerando suas especificidades.

Nesta quinta, 17 de maio, será instalado o Comando Nacional de Greve na sede do Sindicato Nacional, em Brasília. Neste mesmo dia, os servidores públicos federais realizam 24 horas de mobilização e paralisação geral da categoria. (Ascom Sesduft)