Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o intuito de criar políticas públicas capazes de minimizar a violência no município de Paraíso do Tocantins, o deputado José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) realizou uma audiência pública na tarde de quinta-feira, 17, com autoridades municipais e estaduais do legislativo, judiciário e executivo, representantes de entidades, empresários, polícias civil e militar e comunidade.

No Plenário da Câmara Municipal , José Geraldo falou sobre a importância da reunião: “Precisamos chamar atenção para os problemas graves enfrentados pela sociedade, como a violência no trânsito, a questão das drogas, enfim, esperamos que o clamor do povo de Paraíso chegue ao governador para que ele traga mais investimentos na área da segurança pública”. O parlamentar também ressaltou que “com criatividade e empenho da população, o problema poderá ser minimizado”.

Segundo o promotor de justiça, Glaydon José de Freitas, 90% dos problemas da criminalidade no município, são ocasionados pelas drogas. “Falta efetivo nas ruas, falta recurso, e infelizmente, um concurso com 300 vagas para polícia militar não é suficiente para cobrir as necessidades do Tocantins”, argumentou. Para o promotor uma simples lâmpada ou a revitalização de uma praça podem melhorar a segurança e inibir a criminalidade.

O delegado da polícia civil de Paraíso do Tocantins, José Antônio da Silva, destacou a necessidade de atuação do Estado no combate à violência. “O que está acontecendo aqui é algo que está previsto no artigo 144 da Constituição Federal, que diz: ‘Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos’. Com isso eu digo a vocês que o problema das drogas não será solucionado somente com a polícia, precisamos desse momento que estamos tendo aqui, e cada um fazer a sua parte, evitar sacar grandes quantidades de dinheiro, roçar um lote”, sugeriu.

Após vários depoimentos de populares e autoridades, o comandante geral do Tocantins, coronel Marielton dos Santos, recomendou que fosse criado um grupo de gestão que se reúna periodicamente e leve propostas ao governo. O coronel se comprometeu a enviar uma viatura com efetivo para o município, e pediu que a Lei do Silêncio fosse colocada em prática: “Esta Lei é uma grande aliada da segurança pública”.

Outros compromissos também foram firmados, como colocar em funcionamento o Conselho Municipal Anti-Drogas e a construção de uma Casa de Recuperação de dependentes químicos.

“Estou satisfeito com essa audiência, com todas as informações que recebemos e com a disponibilização de todos em colaborar para vencermos esse mal. Juntos, vamos dar um choque na criminalidade em Paraíso”, finalizou José Geraldo, sendo o primeiro a colocar seu nome na lista do Grupo de Gestão. (Ascom José Geraldo)