Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Encontro Estadual de Entidades de Assistência Social aconteceu durante toda essa terça-feira, 22, no auditório do QCG - Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas e reuniu as entidades governamentais e não governamentais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e os presidentes dos conselhos municipais e estadual de Assistência Social. No Tocantins, segundo dados do Censo de Entidades Sociais de 2011, estão cadastradas 320 entidades atuantes em 67 municípios.

“Nosso objetivo é diminuir a pobreza no Tocantins e sem a parceria das entidades sociais, isso, é impossível, por isso estamos buscando o seu fortalecimento”. A declaração do secretário da Setas – Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, durante o encontro traduz os principais objetivos do evento; fortalecer as entidades sociais para que elas possam integrar a rede de proteção social oferecendo serviços de qualidade a população e atuando no controle social.

O secretário da Setas explicou, durante sua fala no evento, que a estrutura do Estado, sozinha, não consegue atender a todas as necessidades da população, portanto as iniciativas da própria sociedade, por meio das entidades sociais se tornam essenciais. Para o secretário as entidades além de prestarem serviços à população têm o importante papel de fiscalizar a aplicação das políticas públicas atuando no controle social.

Para o presidente da Associação Ação Social Jesus de Nazaré, Jocel Santiago, o Encontro é uma oportunidade de se organizar: “Queremos conhecer os meios de nos organizar e firmar parcerias, porque entidades como a nossa sobrevivem graças às parcerias”, explica o presidente. A Associação Jesus de Nazaré tem sede em Palmas e Miracema e atende mais de 2mil pessoas com ações de educação, esporte, artes, informática e reciclagem.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Formoso do Araguaia, Dilcilene Martins, também aponta a regularização como a principal dificuldade das entidades: “Falta informação, por isso a maioria das associações não se regularizam. Estamos aqui para aprender e poder sanar as dúvidas dessas entidades nos municípios”, explica a presidente do Conselho.

O encontro visa divulgar informações a respeito de repasse fundo a fundo de recursos federal e estadual, esclarecer dúvidas a respeito da inscrição de entidades nos municípios, socializar as novas formas de financiamento para entidades não governamentais, com intenção de aprimorar a gestão financeira das entidades, capacitar os seus representantes na utilização desses recursos, apresentar outras formas de implementação do Suas, além de orientar a respeito das prerrogativas exigidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social para ser habilitada como uma Entidade de Assistência Social.