Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os acadêmicos do 9º período do curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG estão realizando ações de conscientização ambiental com crianças que estudam em escolas do município de Gurupi. O trabalho faz parte da disciplina Psicologia Ambiental, coordenado pela professora Larissa Queiroz Azevedo.

O objetivo dos trabalhos nas escolas é sensibilizar a para a mudança de hábitos. “As crianças estão aprendendo a importância de não desperdiçar água, não jogar lixo no chão, não riscar as paredes e carteiras, não quebrar os objetos e o cuidado com a higiene pessoal. Ou seja, tudo aquilo que afeta o ambiente que eles estão inseridos”, disse a professora.

Ações como dinâmica de grupo, conversas, apresentações de vídeos, pinturas e brincadeiras são trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas pelos acadêmicos. "Acredito que alcançando este público, todas as nossas ações tomarão uma dimensão mais ampla. As mudanças de comportamento trarão benefícios também para a escola e a família, e assim, poderá tornar os ambientes mais agradáveis e sadios", acrescentou Larissa Queiroz.

De acordo com a professora, a Psicologia Ambiental é um campo de estudo ainda novo na psicologia. Ela pesquisa o comportamento do homem na sua relação com o meio ambiente, e trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural.

Rio+20

Em abril, os mesmos estudantes que estão realizando as ações nas escolas públicas também participaram da Conferência Tocantins 23 rumo à Rio + 20, realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), em Gurupi. Na ocasião, os participantes do evento produziram a primeira parte da Carta Tocantins que reúne as propostas para o desenvolvimento sustentável do Estado e será entregue para a Organização das Nações Unidas (ONU), na conferência Rio+20.

Os acadêmicos levaram aos responsáveis, as propostas discutidas em sala de aula, na disciplina de Psicologia Ambiental, de acordo com os eixos temáticos apresentados no evento, tais como: desenvolvimento social, econômico e ambiental do Tocantins.

Os resultados das discussões serão transformados em uma carta com demandas,que serão apresentadas na conferência Rio+20, entre os dias 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da conferência é debater a transição para uma economia verde no planeta, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

“Com a participação em um evento como esse é possível desenvolver uma visão crítica de sua realidade e com isso elaborar sugestões a fim de modificar positivamente o ambiente em que vivemos, potencializando um bem estar social”, ressaltou Larissa Queiroz.