Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com apenas 62% de cobertura vacinal, o que corresponde a 125 mil pessoas vacinadas contra a gripe no Tocantins, o Ministério da Saúde resolveu prorrogar em todo o Brasil, a Campanha de vacinação contra a gripe até o dia 1º de junho. “É mais uma oportunidade das pessoas estarem se imunizando contra a doença e evitarem as complicações advindas dela”, disse a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves.

Com isso, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde convoca todos que fazem parte do público alvo, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, indígenas e pessoas que trabalham nos presídios do Estado, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e se vacinem contra a doença.

Segundo a coordenadora, é importante que as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários se vacinem, “a vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1)”, afirmou.

Nesta Campanha de vacinação que iniciou no dia 05 de maio, a Sesau tem como meta imunizar pelo menos 80% de uma população alvo de 200 mil pessoas.

Recomendações

Segundo o Ministério da Saúde, não devem tomar a vacina, pessoas com alergia severa a ovo e seus derivados e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação e pessoas com história anterior de patologia neurológica, como: a síndrome de Guillain-Barré devem consultar antes um médico. (Ascom Sesau)