Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A programação desta sexta-feira, 25, da décima sexta edição do Encontro dos Administradores do Tocantins (XVI ENATO) começa, nesta manhã, com a palestra da Conselheira Federal, a Administradora (Adm) Ana Mônica Beltrão da Silva, que proferirá a palestra “A profissionalização da classe e inserção dos cursos de Gestão Tecnológica”.

Atividade voltada para alunos e profissionais tecnólogos, em seguida, haverá o painel “Cursos Superiores de Tecnologia”, com a presença dos professores Miguel Camargo da Silva, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO- Porto Nacional), Joseane Granja Júnior (IFTO-Palmas), além de representantes da UNOPAR –Palmas e da Ulbra. O moderador é o Administrador Edson Cabral.

Já à tarde, ás 15 horas, será realizado o Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração (Eprocad), com o professor doutor Roberto Kanaane, que falará sobre “Os desafios da Interdisciplinaridade no Ensino superior”.

À noite, a programação começa às 19 horas, com a apresentação de cases de sucesso, com a administradora Sandra Regina da Silva Pereira – Tratortins de Gurupi (TO), Ivan Ricardo Naves, da Ferpam de Palmas e Gurupi (TO), Paulo Teixeira Reis Junior, empreendedor do Chopp Brahma Express, do Quiosque Chopp Brahma Palmas Shopping, da Brahma Street Grill, do Tayo Culinária Japonesa, da PQM – Pra Que Marido e presidente da Abrasel (TO). O moderador é o professor e administrador Iranilson Mota.

Finalizando, haverá a palestra “Motivando Talentos e Assegurando Resultados”, com Adriana Albuquerque. O evento será encerrado neste sábado, 26, com a entrega da sede do Conselho Regional de Administração (CRA-TO), a partir das 10 horas.

Cobertura

Com auditório lotado, o XVI enato foi aberto com a apresentação do grupo Voz Toc, que ao som de músicas regionais ressaltou o Tocantins, o Estado mais novo da federação. A solenidade oficial começou com o discurso do Conselheiro Federal pelo Tocantins, o Adm, Renato Jayme que falou do reconhecimento do Enato pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que é parceiro do evento.

A deputada estadual Luana Ribeiro, presente no evento, disse que são os administradores também são os responsáveis por gerir Estado e a Capital, Palmas, que está no centro geodésico do País, um dos fatores que a impulsiona para o crescente desenvolvimento.

Presidente do CRA-TO, o administrador Rogério Ramos ressaltou o trabalho das instituições de ensino, que formam grandes profissionais, fomentando a área de administração no Tocantins. “E lá (instituições de ensino) que nasce o conhecimento, lá que está a qualidade do profissional”, observou.

Ramos afirmou ainda que as capacitações são importantes para lapidar os profissionais tocantinenses, para que esses ocupem as vagas de mercado existentes no Estado. “É preciso estar em pé de igualdade com todo o Brasil”, disse acrescentando que há muitas áreas a serem conquistadas, como a gestão pública, o empreendedorismo. “Em uma população de cerca de 200 milhões de habitantes, há seis milhões de empresa estima-se que apenas 3% sejam empresários. Então, há grandes negócios a se fazer, preparem-se para ocupar espaços”.

Palestra

O professor – doutor, Roberto Kanaane proferir a palestra “Como ser um Administrador Talentoso em um Mundo em Transformação”. Na ocasião, ele lembrou que a globalização trouxe grandes mudanças social, econômica e política, o que atinge também o profissional administrador que precisa lidar com os desafios. “O administrador tem que desenvolver comportamento, hábitos e valores”, disse.

Kanaane enfatizou ainda que o administrador precisa ter algumas características, como a capacidade para tomar decisões, para aprender, para negociação, ter bom relacionamento, comprometimento com a empresa, responsabilidade social, ética profissional. “No Brasil cada vez mais se exige o profissional o ponto de vista estratégica e comportamental”.

Programação

25/05 – Sexta-feira
19h Cases de Sucesso:

Adm. Sandra Regina da Silva Pereira – Tratortins de Gurupi – TO
Ivan Ricardo Naves Ricardo – Ferpam – Palmas e Gurupi – TO
Paulo Teixeira Reis Junior - Empreendedor do Chopp Brahma Express – Quiosque Chopp Brahma Palmas Shopping – Brahma Street Grill – Tayo Culinária Japonesa – PQM – Pra Que Marido – Presidente da Abrasel TO

Moderador – Prof. Adm. Iranilson Mota

21h Palestra Show
Tema: Motivando Talentos e Assegurando Resultados
Palestrante: Adriana Albuquerque

Eventos Paralelos

25/05 - sexta-feira
09h Conselheira Federal Adm. Ana Mônica Beltrão da Silva– CFA
Tema:A profissionalização da classe e inserção dos cursos de Gestão Tecnológica

10h30 - Painel: Cursos Superiores de Tecnologia
IFTO – Campus de Porto Nacional – Prof. Miguel Camargo da Silva
IFTO – Campus Palmas – Prof. Joseane Granja Junior
FECOLINAS , ULBRA, UNOPAR- Palmas
Moderador –

15h - EPROCAD – Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração
Palestrante – Dr. Roberto Kanaane
Tema: Os Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior

26/05 – sábado
10 horas – entrega da sede do CRA-TO