Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O reeducando Elinei Ribeiro dos Santos lançou na manhã desta sexta feira, 25, durante o Dia “D” da Leitura, promovido pela Escola Estadual Nova Geração da Unidade de Regime Semiaberto de Palmas – URSA, o livro “A Justiça e o Poeta”.

O volume, apresenta 83 poesias escritas pelo reeducando e trata-se de relatos vivenciados durante os seis anos de reclusão. “Hoje é um dia muito especial, pois através dos projetos de ressocialização da Casa de Prisão Provisória de Palmas, conclui meus estudos e pude prestar o vestibular. Agora, no regime semiaberto, frequento a faculdade de Educação Física e me tornei poeta, que sempre foi meu sonho. Quando terminar de cumprir minha pena estarei pronto para conviver com a sociedade de forma mais digna”, comemorou Santos.

O evento, no qual destacou a importância da leitura e homenageou o escritor Monteiro lobato, contou com apresentações musicais, recital de poesias, encenação teatral e apresentação de trabalhos dos alunos da Escola Estadual Nova Geração.

Na ocasião, estiveram presentes o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional da Sejudh, Walderi Francisco de Carvalho Oliveira, do coordenador do CIOP, Major Negreiros, o coordenador de Assistência à Saúde e à Educação do Sistema Penitenciário e Prisional da Sejudh, Diógenes Souza Costa, do coordenador da Ursa, Moisemar Marinho e das técnicas da Delegacia Regional de Ensino, Susan Suely Prado e Jucilene Santana, dentre outras pessoas ligadas à educação prisional da Sejudh e Seduc.

Segundo o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional, Walderi Francisco de Carvalho Oliveira, o momento é de grande satisfação para o sistema penitenciário. “Podemos perceber que através dos projetos de ressocialização desenvolvidos nas unidades prisionais, pessoas que vivenciam momentos difíceis como a reclusão, podem se superar e produzir resultados positivos e ampliar suas perspectivas se afastando cada vez mais da reincidência”, ressalta Oliveira.

A Escola

Com 22 alunos matriculados, a Escola Estadual Nova Geração funciona com salas na Casa de Prisão Provisória e Unidade de Regime Semiaberto de Palmas, com o 1º, 2º e 3º segmento do EJA. A cada doze horas de frequência escolar, o reeducando diminui um dia em sua pena.