A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, na manhã desta quinta-feira, 16, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado em 2 de julho. A realização da homenagem atendeu a uma solicitação do deputado Moisemar Marinho (PSB), aprovada pelos demais parlamentares.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que, após fazer considerações sobre a relevância da corporação, repassou o comando da sessão para o autor do requerimento, Moisemar Marinho.
Antes, porém, o presidente Amélio disse ser uma honra realizar a solenidade em homenagem ao Dia do Bombeiro, uma data escolhida para reverenciar a história de bravura da corporação. O dia 2 de julho marca a assinatura do decreto imperial de 1856 que formalizou a primeira organização de combate a incêndios no Brasil, no Rio de Janeiro.
Nas palavras de Cayres, celebram-se também a trajetória e a excelência operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), “um pilar essencial da Segurança Pública do nosso Estado”.
Já o autor do requerimento assegurou que a celebração tem importância ímpar. Falando em compromisso de futuro, o parlamentar conclamou os demais colegas a unirem forças, junto ao Governo Estadual, para que sejam garantidas mais bases operacionais da corporação, além das dez já existentes no Estado, assegurando materiais e equipamentos modernos.
O deputado Moisemar, reconhecendo o esforço e a dedicação dos bombeiros militares para salvar vidas, defendeu a prorrogação do último concurso dos bombeiros por mais dois anos, ao garantir que é a corporação com o menor efetivo no Estado.
“Em nome da Assembleia Legislativa, nosso eterno reconhecimento e profundo respeito a cada bombeiro militar e a cada homenageado pelo papel importante dedicado à população tocantinense”, encerrou Moisemar.
Leia também: Júnior Geo solicita a prorrogação do concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins
Demais deputados
Entre os demais deputados presentes, cada um deixou sua mensagem de gratidão e de parabéns aos bombeiros. Seguindo na mesma linha de Moisemar, o deputado Professor Júnior Geo (PSDB) pediu ao Executivo a prorrogação do concurso da corporação.
Entre os parlamentares presentes estavam Cleiton Cardoso (Republicanos), Vanda Monteiro (União Brasil), Luciano Oliveira (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB) e Nilton Franco (Republicanos).
Como homenageado e representando o governador em exercício Laurez Moreira (PSD), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Thiago Franco Santana, disse que se sentiu honrado por representar sua categoria e, na solenidade, o Governo Estadual. Thiago Franco afirmou que é grandiosa a missão de salvar vidas, pois se trata de uma missão social, que pode ser no trânsito, nas praias, onde quer que seja.
Ele demonstrou gratidão pela homenagem do Parlamento e reconheceu a importância da parceria com os deputados que destinam emendas parlamentares para viabilizar as atividades da instituição de salvamento.
A solenidade foi também uma oportunidade para a Assembleia dedicar comendas como reconhecimento àqueles membros da corporação que se destacaram na atividade de salvamento e como representantes dos demais bombeiros do Estado.
Condecorações
Homenageados do deputado Moisemar Marinho – autor do requerimento:
Coronel Thiago Franco Santana;
Coronel Maxuell dos Santos de Souza;
Coronel Peterson Queiroz de Ornelas;
Coronel Cléber José Borges Sobrinho;
Coronel da reserva Wleydson Morais Dutra;
Tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos;
Tenente-coronel Antônio Luiz Soares da Silva;
1º tenente Janes Rodrigues Galvão;
3° sargento Natanael Batista Barbosa;
Cabo Davi Raniery Martins Moreira;
Soldado Lindemberg Ivo dos Santos.
Homenageados da deputada Vanda Monteiro:
Tenente-coronel Douglas Luiz dos Santos Souza;
Tenente-coronel Rafael Barreto Menezes;
Tenente Rogério França Borges.
Homenageado do deputado Dr. Danilo Alencar:
Major André Augusto Soares.
Homenageado do deputado Olyntho Neto:
Tenente-coronel Sidimarcos Pereira de Mesquita.
Homenageado do deputado Jair Farias:
Subtenente Edilciney Lopes Pereira.