Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de esclarecer os consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, abordando os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos para estimular seu consumo, o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Comissão da Produção Orgânica no Estado do Tocantins, realizam desta segunda-feira, 28 de maio até o dia 2 de junho, a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos, em Palmas.

De acordo com a coordenadora de Divisão de Política de Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA - Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Tocantins, Patrícia Rezende, a produção orgânica tem como base princípios agroecológicos que orientam o desenvolvimento de sistemas produtivos os quais buscam preservar a vida e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “O consumidor de produtos orgânicos, além de levar para casa um produto saudável proveniente de um sistema produtivo que não utiliza agrotóxicos ou materiais sintéticos, contribui para o fortalecimento de uma outra forma de ver a produção agropecuária e agroindustrial”, defende.

Para a coordenadora, o despertar da consciência do consumidor levará ao fortalecimento dos produtores orgânicos, em grande parte agricultores familiares responsáveis pela prestação de serviços ambientais fundamentais para a sobrevivência do planeta, como a manutenção da quantidade e qualidade da água e a preservação da biodiversidade.

Comissão:

A Comissão da Produção Orgânica no Estado do Tocantins é composta pela: SFA, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural, Funai – Fundação Nacional do Índio, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Faculdade Católica do Tocantins, Universidade Luterana do Brasil, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. (Com informações da SFA)

Programação

28/05/12

Reunião de conscientização para cidadania e consumo consciente com representantes da sociedade civil.

Local: auditório da Superintendência Federal de Agricultura - TO.

Horário: 09h.

31/05/12

Divulgação do Produto Orgânico - com palestras, oficinas e degustação.

Local: Escola Marcos Freire.

Horário: 9h

02/05/12

Divulgação do Produto Orgânico em Taquarussu - com músicas, palestras e distribuição de material instrutivo/divulgação.

Local: Praça central de Taquarussu.

Horário: a partir das 17h.

02/06/12

Divulgação do Produto Orgânico - com palestras, oficinas e degustação.

Local: Escola Marcos Freire.

Horário: 9h