Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

De 15 a 26 de maio, durante ação do projeto MGR - Melhoramento Genético do Rebanho do Governo do Estado, técnicos da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário inseminaram 612 matrizes. A atividade atendeu 42 produtores de leite, em 10 municípios da região do Bico do Papagaio e o município de Colinas do Tocantins, segundo informações do coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Luiz Sayão.

De acordo com o coordenador, os procedimentos de protocolo de IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo ocorreram também em propriedade que estão sendo atendidas pelo projeto, desde 2008, e já conta com animais que são resultados do programa. “Os produtores estão satisfeitos e nós também, por constatarmos o interesse deles em melhorar seus rebanhos. Alguns fizeram cursos e já praticam a inseminação artificial convencional, que consiste na observação do cio e horário estabelecido da matriz”, informou.

Nesta segunda-feira, 28, os técnicos da Seagro e do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento do Tocantins, em parceria com a CAT – Cooperativa Agropecuária Tocantinense, realizarão o procedimento de inseminação artificial em animais de quatro propriedades, no município de Paraíso do Tocantins. Dia 30, a mesma ação ocorrerá em seis propriedades, no município de Miracema e conta com o apoio da Prefeitura da cidade.

O Programa de Melhoramento Genético do Rebanho visa aumentar e melhorar a qualidade genética do rebanho tocantinense e consiste na seleção de matrizes da produção leiteira para o processo do protocolo de IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo. (Ascom Seagro)