Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 30, representantes do Canto das Artes - Associação Amigos da Cultura de do Meio Ambiente, de Taquaruçu, distrito de Palmas, receberão, no Palácio do Planalto, em Brasília, o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil. Trata-se de uma iniciativa que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A cerimônia do Prêmio ODM Brasil vai ter início às 11h, seguido de uma confraternização no Palácio do Itamaraty, onde todos os 20 projetos e iniciativas finalistas serão homenageados. A ação contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, de representantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre outros.

O Prêmio é uma iniciativa pioneira e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. Pretende incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, servindo como um banco de práticas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos.

O vice-presidente do Canto das Artes, Giuliano Germano, fala da satisfação de todos os envolvidos. “Toda iniciativa que é voltada para os outros é de suma importância, então vejo essa premiação como um reconhecimento justo aqueles que buscam dar sua contribuição para melhorar a qualidade de vida local. E o que o Canto proporciona aos moradores de Taquaruçu pode até parecer pouco, mas faz toda a diferença na vida das pessoas que por ali passam, levando conhecimento, educação e cultura para todos”, disse.

Para Tharson Lopes, um dos idealizadores e gestor do Canto das Artes, o prêmio significa uma conquista importante, um reconhecimento euma motivação. “Isso é um reconhecimento muito importante e nos faz acreditar que estamos no caminho certo para fazer do Tocantins e do Brasil um lugar cada vez melhor para se viver através de ações e projetos sérios, transparentes e que trazem resultados eficazes para nossa comunidade” afirmou.

Betânia Luz, que também é gestora do Canto das Artes ressalta que o objetivo só foi alcançado graças ao apoio que a Associação recebe. “Estar entre os 20 premiados nacionais é mais que um prêmio, é um reconhecimento do nosso investimento diário e nos faz acreditar que todo sonho é possível quando conseguimos nos organizar e trabalhar em parceria,” garante.

O Canto das Artes conta com a ajuda de voluntários, famílias, comunidade de Taquaruçu, comerciantes locais, empresas, Instituições públicas e privadas, escolas públicas locais, redes de supermercado da região, Governo Estadual, Governo Municipal, Pontos de Cultura, artistas regionais, universidades, entre outros parceiros.

Objetivos do Milênio

Os 8 objetivos do milênio foram estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois de analisar os maiores problemas mundiais. As metas são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento. (Ascom/Canto das Artes)