Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de contribuir para o resgate das tradições carnavalescas, a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Canto das Artes reúne em Taquaruçu, bandas musicais e grupos culturais para programação de carnaval com matinês, cortejos, baile de máscaras e baile à fantasia. Cerca de 80 artistas participam da festa, que acontece de 18 a 21 de fevereiro. A maior parte dos eventos são gratuitos, apoiados pela Prefeitura de Palmas e outros parceiros.

A abertura oficial acontece nesse sábado, 18, a partir das 15h, no Ponto de Cultura Canto das Artes, com a concentração do grupo de percussão Batucanto, dos Tambores do Tocantins e de convidados. Na ocasião, será realizada a matinê à fantasia e, na sequência, a partir das 17h, a saída do cortejo pelas ruas do distrito, passando pelas praças Joaquim Maracaípe, das Crianças e Tarcísio Machado. No retorno do cortejo será feita a tradicional parada de ritmos no Anfiteatro da Praça Joaquim Maracaípe. Essa programação se repete no domingo, nos mesmos horários.

As matinês voltadas para as famílias, especialmente para o público infanto-juvenil, voltam a acontecer na segunda e na terça-feira, 20 e 21, com brincadeiras, pintura facial, desfile à fantasia, performance com o grupo circense Trupe-AÇU e apresentações dos grupos musicais Banda D’Vinil e Jujubas. A entrada é gratuita para as matinês.

Bailes

Ainda como parte da programação de carnaval, o Ponto de Cultura Canto das Artes promove na noite de sábado, 18, o tradicional Baile de Máscaras. A festa começa a partir das 23h, e será animada pelos grupos Móia Cumbia e Invasões Bárbaras, com participação especial da cantora Ana Liz.

Já no domingo, 19, também a partir das 23h, será a vez do Baile à Fantasia do Canto das Artes. A noite será animada pela banda do Tambores do Tocantins, liderada pelo cantor e percussionista Márcio Bello.

Segundo a organização, nos bailes haverá contribuição na entrada à título de couvert artístico.

Festa de rua

O músico e fotógrafo Tharson Lopes, um dos coordenadores do Canto Carnaval disse que toda a programação é inspirada na tradição do carnaval de rua que acontece em diversas regiões do Brasil.

Em Taquaruçu a participação do Batucanto ocorre desde 2005, quando o grupo de percussão foi criado com o objetivo de fortalecer o carnaval de rua como uma tradição da cultura popular. Aos poucos a festa foi crescendo com a participação de outros grupos culturais nos cortejos, como os Tambores do Tocantins, Trupe-AÇU e Bloco Socapino.

Em 2023, o carnaval em Taquaruçu é uma das opções que palmenses e foliões de outras cidades têm para passar os quatro dias de festa, com programação que inclui eventos tanto para o público infanto-juvenil como para o público adulto.